Porto de Santos

Empresários vão cobrar investimentos no porto

<P>Empresários do Porto de Santos vão cobrar do secretário especial de Portos, Pedro Brito, soluções para os gargalos logísticos, burocráticos e de infra-estrutura, que impedem o crescimento do complexo. Os pedidos serão feitos no primeiro encontro da autoridade federal com usuários e opera...

A Tribuna - SP
31/05/2007 21:00
Visualizações: 765

Empresários do Porto de Santos vão cobrar do secretário especial de Portos, Pedro Brito, soluções para os gargalos logísticos, burocráticos e de infra-estrutura, que impedem o crescimento do complexo. Os pedidos serão feitos no primeiro encontro da autoridade federal com usuários e operadores do cais, que irá ocorrer hoje, a partir das 9h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Capital.
 
No evento, Brito irá debater os principais problemas operacionais da região com os representantes dos diversos segmentos da iniciativa privada intervenientes na movimentação de cargas, além de técnicos dos diversos órgãos públicos que atuam no Porto de Santos.
 
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Italino Stanicia Filho, a entidade defenderá a continuidade da construção da avenida perimetral e da dragagem do Canal do Estuário. ‘‘É importante que a obra da perimetral ocorra no menor tempo possível. A dragagem está melhor que no passado, mas longe do ideal para atender a demanda do escoamento’’, avaliou.
 
O diretor de Portos da Cosan, arrendatária de um terminal de açúcar no Porto de Santos, Carlos Eduardo Bueno Magano, também defenderá a execução das obras de dragagem e da perimetral. Mas ele espera, sobretudo, saber quais ações serão adotadas pelo secretário, ‘‘em um cenário de cinco a dez anos’’, para compatibilizar a infra-estrutura atual às projeções de crescimento dos terminais portuários.
 
O presidente do Grupo Rodrimar (que opera um terminal de contêineres e dois de granel em Santos), Celso Grecco, pretende obter o apoio de Brito para a adequação dos contratos de arrendamento anteriores à Lei de Modernização dos Portos (8.630/93), segundo informaram seus assessores.
 
Os antigos contratos foram assinados com validade de até 25 anos. Porém, a Lei 8.630 rege que eles devem ser adequados, com a possibilidade de renovação por igual período, como nas áreas arrendadas após a norma.

GUARUJÁ - O prefeito de Guarujá, Farid Madi, tentará marcar um encontro com Pedro Brito para apresentar os projetos com interface entre a cidade e o porto.
 
Madi pretende pedir apoio às construções do Aeroporto Civil Metropolitano e da perimetral em Guarujá e, ainda, para a remoção das favelas Conceiçãozinha e Prainha, instaladas em terrenos da União destinados à expansão portuária.

MEIO AMBIENTE - À tarde, às 16h30, o secretário especial de Portos se reunirá com o secretário de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, para pleitear a ampliação do limite mensal de dragagem de sedimentos no estuário — 300 mil metros cúbicos.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
15/09/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
ABPIP
Produtores independentes propõem nove medidas para os p...
14/09/26
Abegás
Abrace Energia e Abegás compõem a nova presidência do Co...
14/09/26
Expansão
Objective contrata André Gutierrez como novo Head de Par...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
Morken leva à Rio Oil & Gas 2026 tecnologia de inspeção ...
14/09/26
Combustível
Etanol encerra a semana mantendo o movimento de alta nos...
14/09/26
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25