Petróleo e Gás

Empresas e Receita Federal debatem rumos do Repetro

A Câmara de Comércio Americana (Amcham-Rio) realizou um encontro para discutir os rumos do Repetro, regime tributário especial para a área de petróleo e gás. Com relação às modificações e atualizações do incent

Redação
23/03/2012 06:52
Visualizações: 407
A Câmara de Comércio Americana (Amcham-Rio) realizou na quinta-feira (22), no centro da capital fluminense, um encontro para discutir os rumos do Repetro, regime tributário especial para a área de petróleo e gás. Mais de duzentos membros de empresas prestigiaram o evento, que contou com palestras dos representantes da Receita Federal, Paulo Roberto Ximenes Pedrosa e Luiz Henrique Guimarães.

O Repetro é um regime aduaneiro especial, que permite a importação de equipamentos específicos, para serem utilizados diretamente nas atividades de pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e gás natural, sem a incidência de alguns tributos federais.

“É muito significativo esse debate acontecer um dia após a posse da nova diretora da Agência Nacional de Petróleo, Magda Chambriard. O setor é um dos mais relevantes para a economia do país, sobretudo para o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Um dos maiores desafios do país é definirmos agora como vamos transformar a riqueza natural do pré-sal em riqueza econômica e social para o Brasil. O regime tributário especial é fundamental principalmente porque trata-se de um importante intrumento para atingirmos esses objetivos”, observou Henrique Rzezinski, presidente da Amcham-Rio.

Durante o debate, os representantes da Receita Federal mostraram dados e gráficos que apontam a relevância do Repetro. Com renúncia de cerca de 22%, o regime especial para o setor de petróleo e gás figura como o maior benefício fiscal na área de comércio exterior. Desde sua criação, em 1999, ele resultou em uma isenção fiscal de aproximadamente R$ 46 bilhões.

Com relação às modificações e atualizações do incentivo, os membros da Receita Federal presentes no debate afirmaram que o desafio agora é aliar melhorias do controle do órgão sobre a aplicação do Repetro à simplificação dos procedimentos para impulsionar ainda mais o setor.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
Pessoas
Atvos anuncia novo CEO
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 11, c...
10/08/26
Biometano
Copa Energia amplia debate sobre o futuro do biometano n...
10/08/26
PD&I
Softwares da Unicamp para segurança industrial são testa...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Etanol
Etanol encerra a semana estável, com leve alta no hidratado
10/08/26
Fenasucro
Vallourec leva inovação para aumentar a eficiência das u...
07/08/26
Gás Natural
Gas release: ANP aprova relatório e abertura de consulta...
07/08/26
ANP
Fórum da ANP na Rio Innovation Week teve mais de 20 pain...
07/08/26
Remuneração aos Acionistas
Pagamento de remuneração aos acionistas de R$ 17,4 bilhõ...
07/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.