IBEM25

Encerramento do iBEM 25: Um Marco na Discussão Energética da América Latina

TN Petróleo
28/03/2025 09:25
Encerramento do iBEM 25: Um Marco na Discussão Energética da América Latina Imagem: Divulgação iBEM Visualizações: 900 (0) (0) (0) (0)

Após três dias intensos de debates, palestras inspiradoras e oportunidades de networking, o Internacional Brasil Energy Meeting (iBEM 25) chegou ao fim, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do setor energético na América Latina. Com a participação de representantes de 25 países, o evento organizado em parceria entre a Austral, BrainMarket e Eolus, trouxe reflexões e soluções para os desafios da transição energética, valorizando a expertise adquirida no setor de óleo e gás, mas sem perder de vista a urgência das questões climáticas.

A Qualidados abriu a programação do dia na plenária One Energy, reforçando a importância da transferência de conhecimento no cenário da transição energética. A empresa destacou que, embora o conhecimento acumulado no setor de óleo e gás seja valioso, ele precisa ser complementado por novas práticas sustentáveis. 

“O que nós conversamos hoje aqui é sobre a importância de não desprezar o conhecimento adquirido no óleo e gás, mas também não banalizar a questão climática no mundo. A Qualidados se coloca a disposição para transferir o know how, transferir conhecimento para clientes e empresas atuantes neste segmento”, destacou Marco Taveira, desenvolvedor de negócios na Qualidados e palestrante desta conferência.

Capacitação Profissional como Pilar da Transição Energética

Outra conferência de destaque neste último dia de programação do iBEM 25 aconteceu na Plenária de Integração Energética. A discussão girou em torno da necessidade de qualificação profissional para impulsionar as mudanças no setor. “Eu acho que a gente conseguiu mostrar aqui que esse é um problema complexo e que precisamos chegar num bom caminho para que possamos conduzir a transição energética que estamos precisando no país e no planeta”, enfatizou o mediador dos debates a respeito do tema, o pesquisador do Grupo de Estudos em Bioeconomia da UFRJ, Carlos Corrêa.

Ainda durante esta plenária, um dos palestrantes, o professor Artur Campos, líder do Centro de formação Profissional da Unit, falou sobre a parceria que começa a se estabelecer entre a BrainMarket e a Universidade. “A BrainMarket desenvolveu para nós um projeto chamado Qualipro, onde ela vai contactar as empresas e trazer para nós as dores e dificuldades delas para serem respondidas pela Universidade através do desenvolvimento de  cursos sob medida, atendendo a essas demandas”, explicou Artur.

O Futuro da Energia nas Mãos da Juventude

A área One Energy também abriu espaço para os talentos do futuro, promovendo o diálogo entre jovens profissionais e empresas do setor em um ambiente planejado especialmente para essa interação. A iniciativa visa aproximar as novas gerações do mercado energético, garantindo inovação e renovação na área. É o que analisa Lia Medeiros, diretora de Comunicação, Sustentabilidade e Pessoas da TN, que mediou às discussões dentro desta plenária.

“Essa é uma oportunidade maravilhosa, poder fazer essa integração de jovens profissionais com as empresas do mercado de petróleo, gás e energia, dada a dificuldade que hoje nós encontramos no mercado de aproximar essa mão de obra qualificada das empresas contratantes. O objetivo dessa iniciativa é promover essa conexão, essa comunicação entre esses jovens profissionais e essas empresas num ambiente planejado, pensado exclusivamente para que eles possam viver essa interação e essa troca num ambiente sem barreiras”, disse Lia.

iBEM 25: Uma Edição Histórica e um Convite para 2026

o iBEM 25, em sua primeira edição já se destaca como o primeiro grande evento de energia da América Latina, abrindo caminho para futuras edições ainda mais impactantes. O sucesso foi tão grande que já está confirmada a edição de 2026, novamente no mês de março. É o que promete o diretor do iBEM e CEO da Austral Energy Consulting,  Nicolás Honorato.

“Para nós foi uma alegria poder organizar e entregar um evento desta característica, desta diversidade, juntando todas as fontes de energia do Brasil, renováveis e não renováveis, para debates, discussões, ideias, interações, representantes vindos do Brasil e de fora do país. Queremos mostrar para o mundo o jeito brasileiro de fazer as coisas, de gerenciar essa integração energética.  Já está confirmado sim o evento para ano que vem, nas mesmas datas, no início do ano, no mês de março, então, estão todos convidados”, enfatizou Nicolás.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.