Energia solar

Enel investiu 422 milhões de reais e vai operar 133 MW da usina solar fotovoltaica em São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/02/2021 20:38
Visualizações: 1310 (0) (0) (0) (0)

A subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel, Enel Green Power Brasil Participações Ltda. ("EGPB"), iniciou a operação comercial da expansão de 133 MW da usina solar fotovoltaica São Gonçalo (475 MW), que já estava em operação e é a maior instalação fotovoltaica da América do Sul, localizada no município de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. A construção da seção de 133 MW envolveu um investimento de cerca de 422 milhões de reais, o equivalente a aproximadamente 100 milhões de euros.

"Colocar em operação a primeira expansão do nosso emblemático parque solar São Gonçalo é um grande passo para a Enel no Brasil, fortalecendo nossa posição como líderes no mercado de geração solar do país", disse Salvatore Bernabei, CEO da Enel Green Power e Responsável pela linha de negócios Global Power Generation da Enel. "Apesar dos desafios impostos pelo cenário atual, iniciamos recentemente a construção de 1,3 GW de capacidade renovável no Brasil, incluindo uma nova seção de 256 MW do parque solar São Gonçalo. Continuamos comprometidos em contribuir ainda mais para o crescimento do setor elétrico do país e liderar a retomada verde no Brasil, como temos feito em todo o mundo."

Publicidade

Em agosto de 2019, a Enel anunciou o início da construção da extensão de 133 MW do parque solar que agora está em operação. Antes disso, em outubro de 2018, a empresa iniciou a construção da primeira seção de 475 MW de São Gonçalo, que foi conectada à rede em janeiro de 2020.

A nova expansão, de 256 MW, que começou a ser construída em 2020, deve iniciar operações em 2021 e eleva a capacidade total de São Gonçalo para 864 MW, tornando-o o maior parque de geração de energia da Enel em construção em todo o mundo. O Grupo Enel está investindo cerca de 735 milhões de reais, o equivalente a cerca de 142 milhões de dólares, na construção da terceira seção da planta.

Todo o parque solar São Gonçalo, com 864 MW, será composto por mais de 2,2 milhões de painéis solares e, uma vez em pleno funcionamento, será capaz de gerar mais de 2,2 TWh anuais, evitando a emissão de mais de 1,2 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano. São Gonçalo é a primeira planta da Enel no Brasil a usar módulos solares bifaciais, que captam energia solar de ambos os lados do painel, com um aumento esperado na geração de energia de até 18%.

Da capacidade instalada total de São Gonçalo: 599 MW, incluindo os 256 MW da terceira seção, os 133 MW da segunda seção e uma porção de 210 MW da primeira seção, são apoioados por contratos de fornecimento de energia negociados com clientes corporativos no mercado livre de energia brasileiro;

Os outros 265 MW da primeira seção são suportados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos com um pool de empresas de distribuição que operam no mercado regulado do país.

Divulgação

Durante a construção da planta, foram implementados rigorosos protocolos de segurança, face à pandemia em curso e em consonância com as orientações fornecidas pelas autoridades sanitárias, com o objetivo de garantir a proteção necessária aos trabalhadores envolvidos na construção bem como às comunidades onde o parque está instalado. A empresa estabeleceu diretrizes rígidas para viagens, que incluem quarentena preventiva quando os trabalhadores se deslocam para cidades fora da região do canteiro de obras, maior higienização das instalações, veículos e ambientes nos canteiros de obras, bem como medidas para garantir práticas de trabalho seguras. No canteiro de obras, as equipes e operações foram estruturadas para manter o distanciamento social. A Enel também realizou campanhas de teste envolvendo todos os funcionários que trabalham nos canteiros de obras.

No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, tem uma capacidade instalada renovável total de mais de 3,4 GW, dos quais 1.210 MW são eólicos, 979 MW solares e 1.269 MW hidrelétricos.

A Enel é uma empresa multinacional de energia e um player integrado líder nos mercados globais de energia, gás e renováveis. É a maior concessionária europeia em EBITDA ordinário, e está presente em mais de 30 países em todo o mundo, produzindo energia com mais de 87 GW de capacidade instalada. A Enel distribui eletricidade por meio de uma rede de mais de 2,2 milhões de quilômetros e, com mais de 74 milhões de usuários finais domésticos e empresariais em todo o mundo, o Grupo tem a maior base global de clientes entre seus pares europeus. O braço de energias renováveis a Enel, Enel Green Power, é o maior player privado de energias renováveis do mundo, com mais de 47 GW de usinas eólicas, solares, geotérmicas e hidrelétricas instaladas na Europa, Américas, África, Ásia e Oceania.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.