IBEM25

Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológico e industrial marcam debates do iBEM 25

Redação TN Petróleo
31/03/2025 18:00
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológico e industrial marcam debates do iBEM 25 Imagem: Divulgação iBEM Visualizações: 918 (0) (0) (0) (0)

O último dia do iBEM 25 foi marcado por uma das conferências mais aguardadas do evento, realizada na plenária  Energy Integration. Com o tema “A energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológico e industrial”, a sessão atraiu grande público e gerou intenso debate sobre o papel da energia na transformação da sociedade e na evolução da indústria nacional.

A conferência contou com a participação de renomados especialistas do setor, entre eles Alessandra Amaral, Diretora Executiva da ADELAT; Jair Oliveira, Presidente do Instituto Politécnico da Bahia (IPB); Aline Lobo, Diretora do Polo Sebrae Onshore; e Matheus Gomes, representante do IEE – Conselho Brasil e Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. A mediação ficou por conta de Rafael Valverde (foto), CEO da Eolus e um dos organizadores do iBEM 25.

Segundo Valverde, o painel foi extremamente enriquecedor ao apresentar diferentes perspectivas da cadeia energética, abordando infraestrutura, distribuição e regulação do setor. Ele destacou questões como resiliência climática, mudança no perfil dos consumidores e os desafios da transição energética, que requer investimentos vultosos e maior apoio financeiro. “O governo tem um papel fundamental não apenas na organização, mas no planejamento de medidas para destravar e implementar iniciativas que impulsionem mercados verdes e a eletrificação da demanda, gerando desenvolvimento tecnológico e oportunidades para a indústria”, afirmou Valverde. Ele também ressaltou a importância desse progresso para regiões historicamente menos favorecidas, como o Nordeste.

Aline Lobo (foto), gestora do Polo Sebrae Onshore, abordou o impacto socioeconômico da energia nos territórios que recebem projetos energéticos. “A energia deve ser vista como uma política de desenvolvimento para país, estados e municípios, indo além da cadeia produtiva”, explicou. A gestora também enfatizou a importância dos royalties e investimentos das operadoras do setor, que geram empregos e fomentam a economia, especialmente em regiões pobres do Norte e Nordeste.

Durante sua apresentação, Aline compartilhou dados atualizados sobre a arrecadação de royalties em 2024, demonstrando seu impacto nos municípios beneficiados. “Esses recursos são fundamentais para o desenvolvimento local, e é essencial que a sociedade se aproprie dessas informações para cobrar uma melhor aplicação desses valores pelos gestores públicos”, afirmou Aline antes de reiterar o papel do Sebrae na aproximação de pequenos e médios empreendedores, incentivando a inovação e a formação de startups voltadas às demandas energéticas.

O painel evidenciou que a transição energética e o desenvolvimento industrial devem caminhar juntos, promovendo inclusão social e sustentabilidade. O debate reforçou a necessidade de políticas públicas e iniciativas privadas alinhadas para garantir que os benefícios da evolução energética sejam amplamente distribuídos, contribuindo para um futuro mais equilibrado e sustentável.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.