Energia renovável

Energia solar é opção sustentável para reduzir em até 90% despesas com tarifas de eletricidade residencial e comercial

Desde 2015, a tarifa de energia elétrica acumula um aumento de 48,7%, o que estimula o crescimento das instalações de geração fotovoltaicas registrado pela Aneel

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/03/2023 15:18
Energia solar é opção sustentável para reduzir em até 90% despesas com tarifas de eletricidade residencial e comercial Imagem: Divulgação Visualizações: 1993

Optar por utilizar energia solar em casa, nas indústrias e no comércio nunca foi tão vantajoso como nos dias atuais. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram um cenário de sequentes aumentos na conta de luz com preço por megawatt/hora da tarifa residencial subindo de R$ 462,80, em 2015, para R$ 688,30, no fim do ano passado, o que representa uma alta acumulada de 48,7%. 

Por meio da geração de energia solar, com a instalação de um sistema fotovoltaico, é possível obter uma economia de até 90% da conta de luz. Além de contribuir para a produção de energia limpa, o que é benéfico para o meio ambiente, o consumidor também poderá valorizar seu imóvel.

"O investimento tem payback de 4 anos e no 5º ano, o consumidor verá o retorno porque já terá quitado o sistema. Mesmo assim, desde o primeiro momento, serão observados altos níveis de rendimento e economia", explica Raphael Brito, sócio fundador da Solarprime. 

  Outra vantagem observada é que o sistema possui uma durabilidade de pelo menos 25 anos, representando uma grande vantagem a médio e longo prazo para o consumidor. 

 

Energia solar em alta 

Os consumidores têm buscado cada vez mais alternativas para fugir da inflação e do aumento das tarifas energéticas. Com isso, a demanda por energia solar tem aumentado muito nos últimos anos. De acordo com a Aneel, o Brasil contava com mais de 1 milhão de instalações fotovoltaicas e mais de 1,4 milhões de unidades recebendo crédito da energia solar produzida no país em 2022.  Já uma pesquisa da Greener, de 2021, apontou que 9 em cada 10 consumidores entrevistados estão satisfeitos com o sistema fotovoltaico. 

"Os números demonstram o imenso potencial do uso desse tipo de fonte renovável de energia para os próximos anos. A pesquisa da Greener aponta que 97% dos consumidores recomendam o investimento em sistema fotovoltaico a um amigo", ressalta Brito.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.