Parceria

Energias do Brasil será sócia da EDP-Renováveis

Agência UDOP
04/04/2008 12:53
Visualizações: 640 (0) (0) (0) (0)

A Energias do Brasil será sócia da EDP-Renováveis, quarta maior geradora eólica do mundo, nos projetos da empresa na América do Sul, informou o diretor financeiro da EDP, que controla as empresas, Nuno Alves.

 

Em entrevista durante o Reuters Latin America Investment Summit, Alves afirmou que a Energias do Brasil terá 45 por cento dos projetos da EDP-Renováveis na América do Sul, e que o objetivo são parques eólicos principalmente no Brasil.

 

A idéia é investir para ter 500 megawatts de energia eólica em cinco anos.

 

"Já temos estudos em alguns parques eólicos e queremos participar ativamente da geração eólica no país", afirmou Alves.

 

 

"Estamos concorrendo para alguns parques, por isso não podemos dizer onde nos instalaremos", complementou, descartando a compra de parques eólicos já existentes no Brasil ou em outros países da região.

 

Ele lembrou que, além da energia produzida por vento, a empresa tem vários projetos em andamento, como a térmica a carvão que fará "meio a meio" com a MPX, empresa de energia do empresário Eike Batista, com capacidade para 360 megawatts, com planos de aumentar a capacidade em mais 360 megawatts no futuro.

 

"Temos vários programas sendo estudados, um é o aumento da capacidade dessa central a carvão em Pernambuco com a MPX, para mais 180 MW para nós e mais 180 MW para a MPX", informou.

 

Outros projetos de energia hídrica também estão sendo avaliados, como 24 pequenas hidrelétricas totalizando 500 megawatts e mais 1.400 megawatts em centrais um pouco maiores.

 

Sobre a participação nos leilões de energia para grandes projetos do Brasil, como o do rio Madeira, e a frustrada tentativa de privatização da Companhia Energética de São Paulo, para o qual se pré-qualificou, Alves é menos otimista.

 

"Não iremos sozinhos na Cesp, é demasiado grande. Poderíamos equacionar se algum player grande, conjuntamente conosco, quisesse estudar o assunto", afirmou Alves.

 

Também descartou a participação no leilão da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, de mais de 3 mil megawatts, previsto para maio, alegando também ser o porte do projeto muito grande para a companhia.

 

Mas os planos da EDP são de aumentar a presença na geração do Brasil para atingir 4 mil megawatts nos próximos anos.

 

"Hoje em dia temos pouco mais de 1.000 megawatts, temos 360 megawatts já decididos (usina com MPX) para avançarmos, e temos projetos de 4 mil megawatts a serem estudados. Isso demonstra a intenção da Energias do Brasil investir no Brasil, havendo condições", declarou.
 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ANP divulga dados consolidados em inglês do setor regula...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Em sua 4ª edição, SOG25 supera expectativas e já tem dat...
28/07/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e di...
28/07/25
Combustíveis
ANP vai rever atividade de formulação de gasolina e óleo...
28/07/25
GNV
Naturgy anuncia redução de tarifas de gás natural em agosto
28/07/25
Gás Natural
Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
28/07/25
ANP
Inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 202...
28/07/25
Drilling
Foresea se consolida na liderança do setor de perfuração...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas encerra quarta edição com anúncios da ...
28/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Combustíveis
Etanol registra variação mista entre os dias 21 e 25 de ...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22