Gás Natural

Eneva assina primeiro contrato de suprimento industrial de gás no mercado livre de Sergipe

Empresa fechou acordo de dois anos com a Cerâmica Capri Ltda. e o fornecimento de gás irá ocorrer a partir de janeiro de 2025.

Redação TN Petróleo/Assessoria Eneva
18/12/2024 13:10
Eneva assina primeiro contrato de suprimento industrial de gás no mercado livre de Sergipe Imagem: Divulgação Eneva Visualizações: 1566

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, firmou um contrato pioneiro em Sergipe com a Cerâmica Capri, uma das principais indústrias de revestimento do Nordeste, para o fornecimento de gás natural no mercado livre. O acordo será de dois anos e o suprimento terá início em janeiro de 2025.

Pelo regulamento estadual de Sergipe, para ser um consumidor industrial no mercado livre, a Cerâmica Capri deverá consumir, no mínimo, 300 mil metros cúbicos por mês. O fornecimento será feito na modalidade firme e flexível, garantindo maior segurança e customização no abastecimento da companhia. Este é um marco estratégico para o estado e para o setor industrial, evidenciando o papel do mercado livre de gás no fortalecimento da indústria local.

"Este é um momento histórico para Sergipe e para a Eneva. Somos pioneiros em oferecer soluções flexíveis e seguras para a indústria sergipana, utilizando a estrutura do Hub Sergipe, o primeiro terminal privado de GNL conectado à malha nacional de transporte de gás", afirmou Marcelo Lopes, diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.

O contrato faz parte da estratégia da Eneva de maximizar a capacidade do Hub Sergipe, que possui potencial de regaseificação de 21 milhões de m³/dia. Além disso, a empresa se destaca na oferta de soluções inovadoras, como produtos de gás para suprimento imediato, contratos spot de curto prazo e também de longo prazo, além de serviços de estocagem de GNL para terceiros.

No Brasil, a operação de gás natural "on grid" da Eneva é suportada pelas principais malhas de transporte de gás do país, geridas pelas transportadoras NTS, TBG e TAG, conectando o Sul ao Nordeste de forma eficiente e segura.

Além deste novo contrato, o Hub Sergipe já atende clientes de grande porte como Vale, Termopernambuco e Linhares. "Com este avanço, a Eneva reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do mercado livre de gás natural, promovendo a competitividade da indústria brasileira e contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional", reiterou Lopes.

SOBRE A ENEV- A Eneva é operadora privada de gás natural onshore no país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.

 

SOBRE A CERÂMICA CAPRI - A CERÂMICA CAPRI LTDA é uma empresa genuinamente sergipana que que atua no segmento de revestimentos cerâmicos esmaltados por meio da operação de planta fabril, estrategicamente localizada em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe.

Com a marca RAVELLO a Cerâmica Capri tem conquistado o mercado com produtos de qualidade utilizando nobres esmaltes cerâmicos e com design ajustado para cada ambiente e público consumidor.

O parque fabril proporciona uma série de expansões de novas linhas para se constituir um dos maiores fabricantes da região nordeste.

Atualmente é o terceiro maior consumidor de gás natural de Sergipe. Em 2025 a Cerâmica Capri ampliará sua produção com a implantação de uma nova e moderna linha de produção na qual consumirá um adicional de 750 mil m3 de gás natural.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.