Energia Solar

Eneva declara comercialização total de Futura com novo contrato com a SiCBRAS

Companhia fecha parceria de 15 anos com indústria baiana; energia virá de planta solar.

Redação TN Petróleo/Assessoria Eneva
19/12/2024 18:30
Eneva declara comercialização total de Futura com novo contrato com a SiCBRAS Imagem: Divulgação ENEVA Visualizações: 1317 (0) (0) (0) (0)

O Complexo Solar Futura I, em Juazeiro, na Bahia, teve 100% de sua geração de energia elétrica comercializada, com o contrato firmado com a SiCBRAS, produtora de carbeto de silício.

A parceria com a Eneva contempla duas usinas solares da SPE Futura 6, que somam 76 MW pico de potência instalada. O acordo tem período de 15 anos de vigência e vai permitir que a SiCBRAS caminhe em seu processo de descarbonização na produção de grãos de carbeto de silício, reduzindo suas emissões de escopo 2 no Brasil em 100% na sua unidade fabril em Simões Filho, na Bahia.

"A parceria com a Eneva foi essencial na construção do futuro de nossas operações. Este contrato representa um marco significativo para nossa empresa, consolidando nossa estratégia de operar de maneira mais responsável e eficiente, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico", destacou Fernando Granha, principal acionista da SiCBRAS e CEO do Grupo Granha Ligas.

"A energia renovável nos insere em uma atuação diferenciada no mercado livre de energia e viabiliza atender grandes clientes que buscam a adoção de uma fonte ambientalmente mais sustentável", destacou o diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva, Marcelo Lopes. O executivo afirma que após a conclusão comercial de Futura 1, a companhia passa a olhar novas oportunidades comerciais em renováveis. Entre elas está a própria expansão do Complexo Futura, com o adicional de mais 906 de MW pico.

Com o contrato da SiCBRAS, a Eneva declara soldout (comercialização total) dos 837 MW pico de potência instalada disponíveis no complexo Futura 1, com geração de receita aproximada de R$ 4 bilhões para a geradora. Além da mineradora baiana, também são parceiras as empresas White Martins, Vallourec e Liasa.

O Complexo Solar Futura

O empreendimento de Futura foi adquirido pela Eneva em 2022, em uma iniciativa alinhada à visão estratégica de longo prazo da companhia, para diversificar seu portfólio e aumentar sua participação no mercado livre de energia.

O complexo solar conta com mais de 1,4 milhão de placas fotovoltaicas distribuídas em 1.600 hectares, o que equivale a mais de 1.500 campos de futebol. A entrada em operação comercial do projeto elevou em 8% a capacidade total de geração solar centralizada na matriz elétrica brasileira.

Sobre a Eneva - A Eneva é a maior operadora privada de gás natural do país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 5 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.