Descarbonização

Eneva impulsiona inovação voltada para descarbonização

Projetos em desenvolvimento para produção de Hidrogênio Verde e Azul são alguns dos destaques dos estudos que visam reduzir emissões na matriz energética

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/05/2024 13:39
Eneva impulsiona inovação voltada para descarbonização Imagem: Divulgação ENEVA Visualizações: 1027 (0) (0) (0) (0)

A Eneva prevê impulsionar a inovação para projetos de descarbonização em 2024. São 12 iniciativas na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para soluções alinhadas aos princípios ESG da empresa. Entre esses projetos, destacam-se o Hidrogênio Azul, que visa aprimorar a reforma do gás natural para maximizar a produção de hidrogênio, contribuindo assim para a geração sustentável de energia. Outro destaque é a produção de Hidrogênio Verde, que será empregado em diversos processos, como na refrigeração da UTE Parnaíba II, no Maranhão. Cerca de R$ 20 milhões serão investidos nos projetos de P&D da empresa em 2024, em conformidade com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo Rafael Coitinho, diretor de Engenharia da Eneva, a empresa incentiva a inovação para contribuir significativamente com a descarbonização da matriz energética e promover uma transição segura e inclusiva. Ele destaca que a área de P&D desempenha um papel crucial nesse processo, desenvolvendo projetos que visam melhorar a eficiência operacional e promover a sustentabilidade.

O estudo sobre a produção de hidrogênio azul inclui o desenvolvimento de uma ferramenta computacional interativa para identificar e avaliar possíveis configurações de planta para a geração de energia elétrica, priorizando critérios econômicos e ambientais. O objetivo do projeto é determinar se é possível produzir eletricidade de forma eficiente e rentável usando hidrogênio azul. Isso seria feito através da reformulação do gás natural, incluindo uma etapa prévia que processa frações pesadas, e capturando o CO2 resultante em uma escala comercial.

Outro grande motivador deste projeto é atuar diretamente na descarbonização de termoelétricas movidas a gás natural. Um ciclo combinado tradicional atualmente emite em torno de 350 tonCO2/GWh.

O uso de um ciclo combinado de hidrogênio associado com captura de carbono pode reduzir emissões na faixa de 60% a 95% chegando a um índice na faixa de 17,5 a 140 tonCO2/GWh.
Quanto à produção de hidrogênio verde, a meta é instalar e demonstrar a operação de um eletrolisador com tecnologia nacional, cuja principal inovação será o desenvolvimento de um sistema com capacidade para controlar automaticamente a demanda de potência instantânea do equipamento e operar de acordo com modos pré-definidos, garantindo assim a geração de hidrogênio verde. Também serão identificadas e apresentadas novas oportunidades de negócios na cadeia de valor do hidrogênio, tanto em instalações já existentes em ativos da Eneva quanto em locais específicos para produção e comercialização de hidrogênio.

Outro projeto importante é o Imageamento Sísmico, que visa desenvolver softwares para atividades de exploração de gás natural, em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esses softwares serão capazes de produzir imagens precisas das estruturas geológicas, contribuindo para uma exploração mais eficiente e segura, além de aumentar a produção de energia elétrica através de usinas termelétricas.

Além das iniciativas em andamento, a Eneva também está finalizando alguns projetos em 2024, como o Data Life e os projetos GNL Opt e GIMPSI da CELSE. Esses projetos trouxeram benefícios significativos em segurança do trabalho, gestão operacional e otimização de processos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e...
08/04/25
Rio de Janeiro
Firjan e INFIS promovem 3º Seminário de Questões Tributá...
08/04/25
Chamada Pública
Comgás abre chamada pública para aquisição de biometano
08/04/25
Relatório
ANP publica Relatório Anual 2024 com avanços em inovação...
08/04/25
MME
Mistura de 30% de etanol anidro à gasolina foi cientific...
08/04/25
Vitória PetroShow 2025
Lideranças do setor de empreendedorismo e energia convid...
06/04/25
Vitória PetroShow 2025
Márcio Felix destaca a importância estratégica do Vitóri...
05/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória Petroshow destaca o Espírito Santo como referênc...
05/04/25
PD&I
Embrapii firma primeira parceria com Engie Brasil Energi...
05/04/25
OTC 2025
OTC divulga os vencedores do prêmio Spotlight on New Tec...
04/04/25
Acordo
Petrobras e Braskem assinam acordo para estudos de captu...
04/04/25
Energia Elétrica
KPMG: Brasil é responsável por mais de 40% da demanda de...
04/04/25
Premiação
2º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
04/04/25
Transição Energética
Setor de petróleo e gás reforça seu compromisso com a tr...
04/04/25
Evento
Cana Summit 2025 busca avanços e políticas eficazes em n...
04/04/25
Onshore
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
03/04/25
Economia
Os produtos mais voláteis do mercado e os principais fat...
03/04/25
Evento
Cana Summit: tarifaço dos EUA, PL da Reciprocidade e seg...
03/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 dá início ao maior evento capixab...
03/04/25
ANP
Reservas provadas de petróleo no Brasil cresceram 5,92% ...
03/04/25
E&P
Investimentos em exploração podem chegar a US$ 2,3 bilhõ...
02/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13