Etanol

Entidades defendem uso do etanol

Folha de Pernambuco, 21/08/2020
21/08/2020 10:33
Visualizações: 1124

Combustível fundamental para a matriz limpa brasileira, o etanol foi tema de um encontro importante. Ontem, em Brasília, entidades do setor se reuniram no Fórum Nacional Sucroenergético e defenderam o uso do etanol para uma melhor sustentação no meio ambiente, pois ele não é um combustível fóssil, e na mobilidade urbana. No encontro, estavam presentes os presidentes dos sindicatos do álcool de diversos estados do Brasil, além do vice-presidente, Hamilton Mourão.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) e vice-presidente do Fórum, Renato Cunha, as entidades defenderam o etanol de forma ambiental. "O etanol se coloca como um combustível limpo para o meio ambiente e é uma grande alternativa de mobilidade veicular. Colocamos o nosso setor à disposição do governo para tratar da defesa desse combustível", disse Renato.

Institucional

Além disso, as entidades conversaram sobre a melhor taxação dos créditos de descarbonização (CBios). "Agora, o CBio tem taxação isonômica quanto ao imposto de renda que é cobrado dos títulos financeiros. Antes, a taxação era de mais de 40% e agora é de 15%. O valor anterior afasta o investidor que compra o título. E agora o etanol pode ganhar impulso no mercado financeiro", destacou Renato.

Ainda durante o Fórum, os representantes dos sindicatos trataram da cota de importação do etanol dos Estados Unidos, que pode prejudicar o produtor do Nordeste. O país norte-americano quer exportar ainda mais etanol para o Brasil sem taxação. "Apresentamos nossas defesas a Mourão e ele se mostrou atualizado e disse que estava em linha com o Ministério da Agricultura. A ideia é dividir as tarefas e gerar sensibilidade quanto ao tema", disse Renato Cunha.

Estavam no encontro André Rocha, presidente do Fórum, Pedro Robério, presidente do Sindaçúcar de Alagoas, além dos representantes dos sindicatos do álcool do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Pará.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23