Reuters, 22/11/2016
A polícia espanhola prendeu um homem suspeito de ser operador financeiro do esquema de corrupção na Petrobras investigado pela operação Lava-Jato, informou nesta terça-feira o Ministério do Interior da Espanha.
O homem, de 43 anos, possui nacionalidade brasileira e espanhola e está foragido da Justiça brasileira desde abril, informou o ministério. O suspeito viajou primeiro aos Estados Unidos e depois para a Espanha.
Identificado somente como "RTD", o suspeito está sob investigação no Brasil por lavagem de dinheiro e desvio de mais de 15 milhões de dólares como parte do esquema de corrupção, segundo o ministério. Ele foi detido sob um mandado de prisão internacional.
"A Guarda Civil, em investigação com a Interpol, deteve em Madri o operador financeiro do caso de corrupção da Petrobras que era procurado por autoridades brasileiras", informou o ministério em comunicado.
"O homem detido é acusado de pagar propinas para receber obras públicas e privadas no Brasil e no exterior".
A Lava-Jato investiga o maior caso de corrupção no Brasil e envolve dezenas de políticos e empresários acusados de pagamentos de propina. A prisão de "RTD" é a primeira na Espanha relacionada à investigação.
Fale Conosco
22