Expectativa

Estado do Rio Grande do Sul deve ser incluído no Plano Nacional das Hidrovias

O Rio Grande do Sul deverá ser incluído no Plano Nacional das Hidrovias. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 6, pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque após reunião em Brasília, com

Jornal Agora
08/04/2011 10:05
Visualizações: 163 (0) (0) (0) (0)
O Rio Grande do Sul deverá ser incluído no Plano Nacional das Hidrovias. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 6, pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque após reunião em Brasília, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O plano deve ser anunciado pela presidenta Dilma Rousseff, nos próximos dias.
 
 
 
A expectativa é que seja destinado para o Rio Grande do Sul cerca de R$ 200 milhões para otimizar as hidrovias Cachoeira-Porto Alegre e Porto Alegre-Rio Grande.
 
 
 
O aumento do calado da hidrovia irá permitir às embarcações com capacidade de dobrar a carga hoje transportada pelo modal. A iniciativa pretende tornar o transporte aquaviário mais competitivo, barateando o frete e, por consequência, beneficiando o consumidor final.
 
 
 
 
"Também estaremos aptos a receber navios transatlânticos, de maior porte, para a Copa. Além do aumento do calado, o projeto prevê a sinalização para navegação noturna e expansão da área portuária", explicou o secretário.
 
 
 
 
Ferrosul
 
 
 
O secretário de Infraestrutura também obteve do ministro a confirmação de que as obras da segunda-etapa da Ferrovia Norte-Sul, que irá ligar São Paulo até o Porto do Rio Grande, serão incluídas no PAC. Outro passo importante foi a garantia da participação dos Estados do Codesul (MS, PR, SC e RS) na definição dos traçados, que deve dialogar com as vocações regionais e interesses produtivos de cada unidade federativa.
 
 
 
 
Na segunda-feira, 04, durante a primeira reunião do Codesul, os governadores dos quatro estados aprovaram a resolução elaborada pelos secretários de Infraestrutura, instituindo uma comissão permanente para acompanhar todas as etapas do projeto.
 
 
 
Pela manhã, o secretário Beto Albuquerque entregou no gabinete da presidenta Dilma Roussef, a solicitação dos governadores do Codesul, presidido pelo chefe do Executivo gaúcho, Tarso Genro, para inclusão da Ferrosul no PAC.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.