Resultado

Estado do RS perde espaço nas exportações

Apesar do crescimento de 1% em exportações em 2010 em relação ao ano anterior, a participação do Rio Grande do Sul nos embarques nacionais passou de 10% para 7,6%, caindo da terceira para a quarta posição no ranking dos estados. No Pa&iacut

Jornal do Commercio (RS)
17/01/2011 09:16
Visualizações: 1088
Apesar do crescimento de 1% em exportações em 2010 em relação ao ano anterior, a participação do Rio Grande do Sul nos embarques nacionais passou de 10% para 7,6%, caindo da terceira para a quarta posição no ranking dos estados. No País, as exportações cresceram 32%. Segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE), as vendas externas gaúchas alcançaram US$ 15,4 bilhões no período. O volume exportado caiu 8,3% ao longo de 2010, mas a perda foi compensada com uma elevação de 10,2% dos preços em dólares.
 
 
 
Entre os principais motivos para a queda no ranking, tendência que vem desde 2003, está a valorização no mercado internacional de commodities metálicas e do petróleo, responsáveis pelo crescimento de volume e de valor de exportações de estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, que ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira colocação no País. São Paulo mantém a liderança.
 
 
 
A agropecuária foi o principal responsável por deixar o desempenho do Estado abaixo da média nacional. A valorização do trigo na pauta, com alta de 136% nas exportações, não foi suficiente para reverter o desempenho da soja, principal produto primário de exportação gaúcho, com 86,3% de participação. Mesmo com uma boa safra, os grãos de soja tiveram redução de 7,9% nas receitas de suas vendas no período, devido a uma queda nas compras chinesas. “Neste ano a demanda deve ser normalizada. A preocupação é em relação à oferta, pois a safra deve sofrer efeitos do La Niña”, explica a economista da FEE Cecília Hoff.
 
 
 
No setor da indústria de transformação, houve expansão de 13,2% na venda de produtos alimentícios e bebidas, com ênfase para carnes, óleo e farelo de soja. A indústria química também contribuiu positivamente para as exportações gaúchas, com crescimento de 27,5% em receitas, assim como o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias (53,3%) e o de máquinas e equipamentos (24,5%), com destaque para máquinas agrícolas.
 
 
 
Os resultados negativos na indústria de transformação foram para as exportações de fumo, com redução de 14,3% em valor e 27,5% em volume, e de coque e refino de petróleo, com baixa de 43,7% em valor e 57,2% em volume. Os calçados mantiveram sua posição, com queda de volume (3,4%) compensada pelo aumento de preços (11,7%).
 
 
 
Entre os destinos das vendas externas gaúchas, China, Argentina e Estados Unidos mantiveram as primeiras posições, apesar da redução de exportações em soja, energia elétrica e fumo. Tiveram crescimento nas vendas Paraguai (49,6%) e Holanda (43,4%), devido à compra de diesel e máquinas agrícolas e óleo de soja, respectivamente.
 
 
 
Para a economista, uma vez que o Rio Grande do Sul não possui commodities metálicas para exportação, produtos mais valorizados atualmente no mercado internacional, a preocupação deve ser manter a quarta colocação nacional investindo na modernização e na logística da indústria de transformação. “Devemos explorar melhor os mercados do Mercosul com demandas como máquinas agrícolas e carrocerias, já que a relevância do petróleo tende a crescer”, recomenda.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25