Evento

Estão abertas as inscrições para o Fórum Nacional de Aprendizagem

Evento gratuito acontece dia 20 de setembro, em Brasília.

Redação/Assessoria MTE
12/09/2016 08:27
Visualizações: 862

Estão abertas as inscrições para a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional. O evento será no dia 20 de setembro, em Brasília, e é aberto para toda a sociedade. Os interessados em participar precisam se inscrever previamente por meio do Portal do Ministério do Trabalho, no endereço http://trabalho.gov.br/forum-nacional-de-aprendizagem.

Na reunião, serão debatidos diversos temas que envolvem a aprendizagem a partir do que diz a lei atual e das medidas que podem ser adotadas para aperfeiçoar a legislação. O diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira, explica que entre os assuntos do Fórum estão a tecnologia aplicada à aprendizagem, a inclusão de egressos do sistema prisional e a inclusão social por meio do programa.

“O Fórum Nacional da Aprendizagem tem por sua finalidade e missão principal fomentar a aprendizagem profissional no Brasil e também lembrar a sociedade que quando se fala de jovem aprendiz, não estamos falando apenas de um programa, estamos falando de uma legislação”, lembra.

Higino ressalta que a Lei da Aprendizagem já está completando 16 anos, pois o texto foi produzido em 2000, embora tenha sido regulamentado em 2005. A Lei determinou que todas as empresas de médio e grande porte mantenham em seus quadros de funcionários, jovens de 14 a 24 anos, na modalidade Aprendiz, com cotas que variam de 5% a 15% por estabelecimento.

De acordo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram admitidos em 2015, mais de 400 mil novos jovens aprendizes.

Veja a programação do evento:

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira

9h – Panorama geral da Aprendizagem (Maria Teresa Pacheco Jensen)

9h30 – Atualização e melhoria dos Arcos Ocupacionais (Higino Brito Vieira)

10h – Importância da Expansão do Tema Tecnologia da Informação na Qualificação da juventude, com foco na Aprendizagem Profissional (Instituto CESAR)

10h30 – Trabalho Decente e Trabalho Infantil no contexto dos ODS (Maria Cláudia Falcão – OIT)

12h – Almoço

14h – Aprovação da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (TST-CSJT)

14h20 – Aprovação do AfroReggae como membro do FNAP no segmento das Sociedades Civil

14h40 – Impacto das Feiras de Aprendizagem (Marli Costa Pereira)

15h10 – Trabalho Infantil nos principais Grupamentos de Atividades (Isa de Oliveira – FNPETI)

15h40 – Programa Estruturar – Erradicação do trabalho de crianças e adolescentes no Lixão (Tais Arruti Lyrio Lisboa)

16h30 – Jovem Aprendiz do Desporto (Jade): resultados e depoimentos (Ramon Santos)

17h – Cotas Sociais como impulso para a Aprendizagem Profissional (Denise Natalina Brambilla Gonzales)

17h30 – Encerramento

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23