Petrobras

Estatal vê integração entre projetos de alcooldutos

Valor Econômico
15/06/2009 03:58
Visualizações: 1119

A prevalecer o ponto de vista da PMCC, empresa de nome provisório controlada, em partes iguais, por Petrobras, Mitsui (Japão) e Camargo Corrêa, a integração entre os três projetos de alcooldutos em desenvolvimento no país será feita à moda dos sistemas de metrô de cidades cujas linhas foram feitas por vários operadores, como o de Londres: os trechos com trajeto comum serão compartilhados, mas cada um terá sua independência. “Não tem negociação ainda estruturada. Está caindo de maduro [um acordo nesses moldes], mas ainda não caiu”, disse ao Valor Alberto Guimarães, presidente da PMCC.

 


De acordo com ele, desde que obedeçam a padrões comuns de especificação, os dutos e terminais podem perfeitamente ser compartilhados como se fossem linhas e estações de um metrô. “Nos Estados Unidos funciona assim [a rede de dutos de derivados de petróleo]“, afirmou. “Acho que no futuro os empreendimentos [alcooldutos] também irão se conjugar, sem se fundirem, em benefício do usuário”, previu.

 

Além do projeto da PMCC, que pretende ser o primeiro alcoolduto do mundo, também estão em andamento um projeto da Uniduto, empresa formada por vários produtores de álcool, como o grupo Cosan, e outro da Brenco, companhia formada por investidores nacionais e internacionais que tem como vice-presidente Rogério Manso, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras.

 

Da mesma forma que o projeto da PMCC, o da Uniduto tem Paulínia (SP) como destino central e uma intersecção com a hidrovia Tietê-Paraná. O projeto da Brenco, que pretende transportar 8 bilhões de litros, tem traçado ligando ligando o litoral paulista ao Centro-Oeste, um caminho também parecido com o da PMCC. Conforme Guimarães, em parte as negociações ainda não começaram porque os projetos têm cronogramas diferentes. O empreendimento que ele comanda está previsto para operar em 2010 e os outros dois só entrariam em 2011 e 2012.

 

A inauguração prevista para o fim de 2010 é a da primeira fase do sistema que a empresa tripartite pretende criar, interligando Uberaba, no Triângulo Mineiro, a Paulínia - um trecho de 342 quilômetros -, e esta com os portos de São Sebastião (Terminal Marítimo Almirante Barroso) e do Rio de Janeiro (Terminal da Ilha d’Água), via Taubaté (SP).

 

“Sou capaz de apostar como fica pronto antes do fim de 2010″, disse Guimarães, baseando-se, entre outros aspectos, no fato de já existir pronta a linha do Rio de Janeiro - 500 quilômetros até Paulínia -, hoje ainda usada para derivados de petróleo, e no de que não será necessário fazer aquisições de terrenos no trecho em direção ao Centro-Oeste. Até o começo do quarto trimestre deste ano a PMCC já pretende estar fazendo as encomendas dos tubos e bombas a serem utilizadas no trecho que terá capacidade inicial para bombear 12 milhões de metros cúbicos de álcool/ ano.

 

A conexão de Paulínia com a hidrovia Tietê-Paraná será feita por uma linha de 110 quilômetros até Santa Maria da Serra (SP). A parte hidroviária prevê três terminais de embarque de álcool ao longo do trecho navegável e a encomenda de 80 barcaças e 20 empurradores. Embora ainda não esteja definido quem vai operar o transporte aquaviário, Guimarães considera que, por sua capacidade operacional, a Transpetro, subsidiária da Petrobras, é candidata natural.

 

Até 2012 o traçado do duto alcança Itumbiara, em Goiás, segundo o cronograma atual. A ligação até Senador Canedo, prevista para 2014, pode ser antecipada para 2012 se o trabalho de comercialização do sistema conseguir firmar contratos que justifiquem a antecipação.

 

Todo o sistema da PMCC, com aproximadamente 1.580 quilômetros de dutos, tem orçamento provisório estimado entre US$ 1,7 bilhão e US$ 2 bilhões, mas Guimarães disse que espera reduzir os custos, talvez a US$ 1,5 bilhão. Na atual fase, mais concentrada em estudos, ele disse que o orçamento de R$ 52 milhões ficou em R$ 41 milhões.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.