Porto do Rio

Estudos para implementação do calado dinâmico avança no Porto do Rio de Janeiro

Redação/Assessoria
17/01/2020 16:59
Estudos para implementação do calado dinâmico avança no Porto do Rio de Janeiro Imagem: TN Petróleo Visualizações: 884

Durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) responsável pelos estudos para melhoria do acesso aquaviário do Porto do Rio de Janeiro, realizada quarta-feira (15) na sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), a empresa Argonáutica apresentou relatório sobre as corridas de avaliação do software ReDRAFT®, realizadas para futura implementação do calado dinâmico.

Para os testes necessários de viabilidade e medições nas manobras, foram realizadas 20 corridas em navios porta-contêineres de diferentes portes, com percursos de entrada e saída dos Portos do Rio de Janeiro e de Santos, em condições distintas. As análises apontam uma estimativa de ganho médio de, no mínimo, meio metro sobre o calado máximo de 14,6 metros.

O uso dessa tecnologia traz agilidade no uso do canal de navegação na Baía de Guanabara, mais segurança de navegação, além de benefícios econômicos, pois permite otimizar a capacidade de carregamento nos navios, reduzir a sobrestada das embarcações no porto e maximizar a operação no canal a partir do incremento das janelas de entradas e saídas.

Segundo o gestor do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, as corridas foram o primeiro passo, mas para a implementação do sistema, "ainda carecemos de definições quanto ao software a ser empregado nos cálculos da folga sob a quilha e janelas de operação, bem como quanto ao monitoramento dos dados batimétricos (estudos maregráficos e sedimentológicos) e ambientais (nível do mar, ondas, ventos e correntes marítimas)".

Ainda na reunião, o GT – composto por representantes da CDRJ, da Marinha do Brasil (MB), da Praticagem e dos terminais conteineiros - tratou do andamento dos projetos de sinalização náutica do Canal de Cotunduba, cuja previsão é de que esteja operacional ainda no 1º semestre de 2020; e da modernização e reativação das estações maregráficas e oceanográficas, em parceria com a MB, necessárias para a implementação do VTMIS. Também foram iniciados os estudos relativos ao recebimento de navios de 366 metros nos terminais conteineiros e sobre a melhoria da navegabilidade do Canal de São Cristóvão.

Saiba mais sobre Calado Dinâmico

Sistemas como o ReDRAFT® analisam como os diversos fatores ambientais que afetam o comportamento dinâmico de cada embarcação, calculando o calado operacional máximo em cada manobra. A implantação desse sistema vai assegurar que as embarcações, mesmo sob condições meteorológicas e oceanográficas adversas, irão manter uma distância segura entre a quilha do navio e o fundo do canal de navegação.

Uma série de variáveis são consideradas tais como: tipo de navio, velocidade, marés, ventos, correntes, ondas, salinidade, afundamento pela velocidade em águas restritas (efeito "squat") e o trajeto da embarcação no canal. Todas essas informações e mais os dados de batimetria e características do canal são processados em tempo real, gerando um resultado que apresenta o calado máximo em cada situação, considerando o deslocamento vertical do navio em movimento, sem o comprometimento da segurança da navegação. Esse monitoramento facilita a tomada de decisão quanto à entrada e saída de navios.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
02/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
28/08/26
Produtos e Serviços
Mancais e Vedações RiverTough
28/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Simpósio
Porto de Imbituba sedia II Simpósio Catarinense de Direi...
26/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
26/08/26
ROG.e 2026
MODEC é patrocinadora da ROG.e 2026
26/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
26/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25