Empresas

Ex-diretor financeiro da Usiminas vai assumir presidência do conselho

Valor Econômico
13/04/2012 11:58
Visualizações: 670
Depois de ter trabalhado nove anos na Usiminas, além de outros dois na concorrente CSN e quase um na Embraer, sempre na área financeira e de relações com investidores, o executivo Paulo Penido está de volta à siderúrgica mineira, sediada em Belo Horizonte. Nome de confiança do grupo japonês liderado pela Nippon Steel e do Clube dos Empregados da Usiminas (CEU), Penido deverá ser eleito presidente do conselho da companhia até 2014, após a assembleia de acionistas marcada para o próximo dia 25.

A indicação do executivo a chairman tem o apoio do grupo Techint/Ternium, que entrou no bloco de controle da Usiminas em janeiro. Como o grupo ítalo-argentino indicou o presidente, além de dois vice-presidente, o acerto era que os japoneses indicariam o presidente do conselho.

Penido, que desligou ontem do cargo na Embraer, ao sair da Usiminas em abril de 2009 exercia o cargo de vice-presidente de finanças, relações com investidores e tecnologia da informação. Entrou na empresa em 200. Deixou a empresa logo após a chegada de Marco Antonio Castello Branco. Segundo ex-colegas, por "divergências de convicções" com o novo CEO, que também deixou a empresa em 2010.

O executivo tem bom trânsito na Ternium. Quando representou a Usiminas no conselho da Sidor, ex-controlada venezuelana da Ternium, Julián Eguren, atual CEO da Usiminas, ocupava o cargo de presidente. Penido participou com Eguren da criação da Ternium, da qual Usiminas ficou com 14,2% na época.

Penido é descrito como um profissional que tem profundo conhecimento dos negócios siderúrgicos. Sua chegada se alinharia, portanto, com o novo perfil da Usiminas, controlada hoje por acionistas do setor. Antes da entrada da Ternium, tinha como sócios os grupos Votorantim e Camargo Corrêa.

O atual presidente do conselho da Usiminas é Israel Vainboim, que veio do setor financeiro, indicado pela Nippon. Faz parte da tradição da empresa que um dos sócios indique o presidente - caso de Julian Eguren, ex-executivo da Ternium - e o outro (o grupo japonês liderado por Nippon, o chairman.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.