Rio Grande do Sul

Falta de efetivo ameaça certificação do porto de Rio Grande

<P>A necessidade de ampliação do efetivo da Guarda Portuária do Rio Grande será um dos assuntos a serem discutidos na reunião dos Sindicatos de Capatazia do Porto do Rio Grande, às 18h desta quarta-feira, com o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Zácchia, e com o secretário de Infra-estrutura...

Jornal Agora - RS
24/01/2007 00:00
Visualizações: 746 (0) (0) (0) (0)

A necessidade de ampliação do efetivo da Guarda Portuária do Rio Grande será um dos assuntos a serem discutidos na reunião dos Sindicatos de Capatazia do Porto do Rio Grande, às 18h desta quarta-feira, com o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Zácchia, e com o secretário de Infra-estrutura e Logística do Estado, Daniel Andrade. O reduzido efetivo da Guarda pode impedir o porto de atender parte das exigências do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). Em breve, o porto deverá ser vistoriado pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos (Conportos) e corre o risco de não ser certificado no ISPS Code por descumprimento das exigências.

A preocupação foi manifestada pelo diretor de Assuntos da Guarda Portuária da Federação Nacional dos Portuários e diretor do Sindicato dos Portuários do Rio Grande, Rui Eduardo Mendes. A ampliação do efetivo da Guarda Portuária faz parte do Plano de Segurança Portuária, que visa ao atendimento do ISPS Code. Se o porto rio-grandino não receber a certificação, segundo Mendes, não terá mais operação de navios de outros países. O porto vai sofrer sanções internacionais e terá sua imagem e competitividade prejudicadas, destacou, acrescentando que esse problema vem sendo discutido desde o ano passado.

Já foi objeto de discussão em diversas reuniões do Conselho de Autoridade Portuária (CAP/RG) e resultou na criação de uma comissão que, por várias vezes, cobrou do governo Rigotto abertura de concurso público para a Guarda Portuária, sem ser atendida. A expectativa, de acordo com Mendes, era que fosse feito concurso nos três primeiros meses deste ano. Porém, o Decreto Estadual número 44.867, do dia 17 deste mês, também barra as contratações e, conseqüentemente, a realização de concurso. O porto corre sério risco de não ser certificado, destaca o diretor. A intenção é, nesta reunião, tentar que o efeito do decreto seja flexibilizado em função desta problemática.

Mendes destacou que nos aspectos referentes à infra-estrutura e logística, o Programa de Segurança Portuária está avançando bem. Falta resolver a questão da Guarda. A carência de pessoal neste setor é confirmada pelo engenheiro Darci Tártari, da Divisão de Planejamento da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg). Ele relatou que Suprg tem adotado várias medidas administrativas para suprir essa deficiência, que é notória. O efetivo é pequeno para manter o controle do patrimônio e das atividades portuárias. Embora os equipamentos auxiliem na vigilância e controle, precisamos de pessoal para analisar as informações destes e supervisionar, salientou Tártari.

Ele conta que a possibilidade de a Conportos apontar essa deficiência no cumprimento do ISPS Code é uma preocupação da administração da Suprg. Conforme ele, não obtendo a certificação, o porto não fica impedido de receber navios de outros países, mas os armadores podem se recusar a operar nele para não contaminar seus navios num porto não-seguro e prejudicar a descarga em outros destinos. Os navios que saírem daqui ficarão sujeitos a uma série de inspeções em outros portos, o que aumentará os custos para os armadores.

Fonte: Jornal Agora - RS

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
ANP aprova inclusão de 275 novos blocos
19/09/25
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23