Pesquisa e Desenvolvimento

Fapesp recebe delegações da Áustria e Canadá

As comitivas dos dois países vieram ao Brasil para participar da Cúpula de Líderes Regionais (Regional Leaders Summit), realizado a cada dois anos, desde 2002. De acordo com os líderes dos países a visita teve o objetivo de proporcionar uma primeira aproximação entre representantes do setor l

Agência Fapesp
16/04/2012 13:12
Visualizações: 213 (0) (0) (0) (0)
A Fapesp recebeu na quinta-feira (12) delegações provenientes da Áustria e do Canadá, reunindo representantes das áreas de ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento da academia e do setor privado. As comitivas dos dois países vieram ao Brasil para participar da Cúpula de Líderes Regionais (Regional Leaders Summit). O evento, realizado a cada dois anos desde 2002, tem a participação de sete governos subnacionais: Baviera (Alemanha), Alta Áustria (Áustria), Québec (Canadá), São Paulo (Brasil), Shandong (República Popular da China), Geórgia (EUA) e Província do Cabo Ocidental (África do Sul).

Durante os encontros, o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, e o diretor-presidente, José Arana Varela, fizeram uma apresentação sobre o funcionamento da Fapesp e de alguns de seus principais programas, como o de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), o Biota-Fapesp e o de Pesquisa em Bioenergia (Bioen).

De acordo com o líder da comitiva da Alta Áustria, o vice-cônsul comercial da Áustria no Brasil, Stefen Nemetz, a visita teve o objetivo de proporcionar uma primeira aproximação entre representantes do setor ligado à inovação na Áustria e no Brasil, visando a futuros acordos de cooperação em pesquisa.

“A Fapesp tem uma importância imensa para a pesquisa e inovação na região. Por isso queríamos conhecer a Fundação de perto, com a perspectiva de estabelecer um acordo de cooperação a médio ou longo prazo. Acreditamos que esse contato pessoal, direto, é fundamental para que possamos trabalhar juntos no futuro”, disse Nemetz à 'Agência Fapesp'.

Segundo Nemetz, a presença no Brasil de representantes do setor de pesquisa e desenvolvimento da Alta Áustria teve relação com o tema da Cúpula de Líderes Regionais em 2012: “energia sustentável e desenvolvimento”.

A temática está alinhada com a iniciativa da Organização das Nações Unidas, que designou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (International Year of Sustainable Energy for All), e com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

“Participamos a cada dois anos da Cúpula de Líderes Regionais. Em 2012, por conta do tema ligado a energia sustentável e desenvolvimento, as empresas que integram a nossa delegação decidiram focar sua participação no tema da tecnologia e inovação. Por isso achamos importante aproveitar a ocasião e estabelecer um contato com a Fapesp”, afirmou.

A comitiva do Québec foi liderada por Sam Hamad, ministro do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Exportação. De acordo com Hamad, a visita abriu caminho para futuros projetos conjuntos entre Québec e São Paulo.

“O encontro teve o objetivo de reforçar o laço de amizade existente entre os dois países e sondar como Québec e São Paulo podem cooperar no futuro no campo da ciência. De agora em diante, vamos manter a troca de informações e é possível que tracemos projetos conjuntos no futuro”, declarou Hamad.

Hamad disse que a apresentação sobre os programas e investimentos da Fapesp demonstrou o interesse do estado de São Paulo em pesquisa e desenvolvimento.

“Vimos uma análise da impressionante performance de São Paulo na área de pesquisa e inovação em relação a vários países do mundo. No Québec, acreditamos que a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação são o nosso futuro. Percebemos que São Paulo compartilha dessa opinão”, afirmou.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22