Plano de Negócios 2015-2019

Firjan: Plano da Petrobras é realista, mas gera preocupações para a indústria

Redação / Assessoria
30/06/2015 10:03
Firjan: Plano da Petrobras é realista, mas gera preocupações para a indústria Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 161

O Plano de Negócios e Gestão (PNG) da Petrobras 2015-2019, divulgado hoje, sinaliza um cenário realista, porém preocupante. A concentração da atividade exploratória nos Programas Exploratórios Mínimos de cada bloco traz um alerta para o mercado ao não apontar investimentos em novas Rodadas de Licitação. Isso significa que a Petrobras está considerando, dada a atual regulamentação, a não realização de leilões do pré-sal no médio prazo (cinco anos), o que impediria o investimento de outras operadoras.

O Sistema Firjan tem reforçado a necessidade de revisão da legislação que traz para a Petrobras a obrigatoriedade de participação mínima na exploração dos campos do pré-sal, apoiando o projeto de lei em trâmite no Senado que trata do assunto.

O PNG fez ainda a revisão da curva de produção de óleo e líquidos de gás natural (LNG) no Brasil. Com metas mais próximas à sua atual capacidade produtiva, essa curva foi reduzida em 1,4 milhões de barris por dia (bpd) no horizonte 2020, representando a diminuição em um terço da produção anteriormente estimada, o que, somado à previsão de não haver novos leilões, traz dúvidas quanto à capacidade de atendimento ao crescimento da demanda interna.

A atualização do PNG trouxe um cenário de redução dos investimentos já esperado pelo mercado. O destaque negativo são os cortes nas obras do Comperj, importante ativo no estado do Rio de Janeiro, para valores potencialmente menores do que o necessário para a conclusão total do projeto.

A expectativa de priorização dos investimentos em Exploração e Produção foi confirmada, e a Petrobras também reforça sua posição como importante player do pré-sal, ao priorizar novos sistemas de produção no Brasil, que representam mais de 40% do total do Plano.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
Bacia de Campos
Projeto Raia avança com novos marcos em um dos principai...
06/08/26
Drilling
Foresea completa 3 anos de liderança com frota contratad...
05/08/26
SOG 2026
SOG26 supera a edição anterior e reforça o papel estrat...
03/08/26
Pessoas
Shell Brasil inicia novo ciclo de liderança com João San...
03/08/26
Offshore
NUCLEP realiza novas entregas de estacas torpedo para a ...
03/08/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.