Porto de Santos

Fiscais realizam operação-padrão

<P>Os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atuam no Porto de Santos estão trabalhando sob o regime de operação-padrão. Ontem, eles decidiram não acatar a decisão do comando estadual do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (Sinagências), de...

A Tribuna - SP
25/07/2008 00:00
Visualizações: 475 (0) (0) (0) (0)

Os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atuam no Porto de Santos estão trabalhando sob o regime de operação-padrão. Ontem, eles decidiram não acatar a decisão do comando estadual do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (Sinagências), de retomar a greve da categoria por tempo indeterminado.

Uma nova reunião foi agendada hoje entre representantes dos agentes de Santos e do comando nacional do movimento. Desse encontro poderá sair uma nova decisão sobre o ritmo de trabalho no posto da Anvisa que atende o cais, informou a representante do Sinagências em Santos e integrante do comando de greve local, Sueli Dias Pereira.

As operações em portos e aeroportos dependem essencialmente da atuação dos agentes sanitários, que realizam inspeções para verificação de possíveis contaminações entre os tripulantes. Estes profissionais são responsáveis também por fiscalizar a qualidade dos produtos perecíveis e farmacêuticos importados que chegam ao complexo portuário. Eles ainda emitem a livre prática, documento que permite a atracação dos navios nos portos.

Os reflexos da operação-padrão - em que todos os funcionários voltam ao trabalho, mas sem o cumprimento normal da demanda de trabalho -­ só serão sentidos a partir de segunda-feira, segundo o vice-presidente do Sindicato das Agências Marítimas do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque. Até o momento, disse ele, as agências não enfrentam problemas com a emissão da livre prática dos seus navios no complexo portuário santista.

Roque afirmou que pretende utilizar uma liminar concedida pelaJustiça durante o primeiro tempo da paralisação, há menos de um mês, para liberação das cargas e dos navios das 57 associadas ao órgão. Mesmo dessa forma, ele contabilizou prejuízo de US$ 15 milhões nos 12 dias da greve, que havia sido suspensa para negociação com o Governo Federal no último dia 11.

Os terminais marítimos também trabalham, até agora, alheios ao que acontece na fiscalização sanitária. Contudo, o diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), José dos Santos Martins, manifestou a preocupação dos terminais com essa situação recorrente. Ele afirmou que a categoria espera que o Governo Federal tome as medidas cabíveis, porque um movimento como esse provoca prejuízos irreparáveis para os usuários do Porto de Santos e para a economia nacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.