SPE Brazil FPSO Symposium

FPSOs terão protagonismo na transição energética

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/09/2023 08:54
FPSOs terão protagonismo na transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 1815

As tecnologias presentes no FPSO P-75, em operação no campo de Búzios, vêm assegurando à Petrobras um desempenho abaixo de 9,5 kgCO2e para cada barril de óleo equivalente produzido, volume inferior à média mundial.

As inovações são aceleradas quando todos os agentes de um dado ecossistema interagem para compartilhar avanços e entraves, experiências vivenciadas e conhecimento adquirido.

É o que vem ocorrendo nas últimas três décadas em vários segmentos da cadeia produtiva da indústria de óleo e gás, como o de FPSOs, que vêm investindo em inovação para superar os desafios crescentes da exploração e produção de hidrocarbonetos em águas profundas.

Os desafios e avanços consolidados nessa área serão objeto de debates da segunda edição do SPE Brazil FPSO Symposium, que as Seções Brasil e Macaé da Society of Petroleum Engineers (SPE) promovem nos próximos dias 12 e 13 de setembro, no Rio de Janeiro. Com o tema “The Resurgence of FPSO Industry in the Energy Transition and Digital Era”, o evento tem cerca de duzentos inscritos, reunindo profissionais do Brasil e do exterior.

“O protagonismo nos avanços da exploração e produção de petróleo e gás natural em águas ultraprofundas dos FPSOs deverá se repetir na transição energética e na aceleração para uma economia de baixo carbono. Portanto, é fundamental que todos os integrantes desse ecossistema interajam e debatam os desafios que se apresentam, compartilhando experiências e boas práticas. Essa é a proposta do SPE Brazil FPSO Symposium”, destaca Carlos Alberto Pedroso, presidente da SPE Seção Brasil e Engenheiro de Completação Master na Enauta.

Esse protagonismo dos FPSOs está consagrado no Brasil, que detém a maior frota em operação do mundo e previsão de mais de 20 novas unidades entrando em operação até 2027.

“O Brasil continua sendo um líder incontestável no ranking de frota de FPSOs em operação, com uma previsão de novas unidades quase igual à demanda global. O que reitera a importância da segunda edição do SPE Brazil FPSO Symposium, que vai reunir operadoras, afretadores e fornecedores de bens e serviços nessa área”, pontua Guilherme Castro, da SPE Seção Macaé, que integra o comitê técnico do evento.

“A primeira edição já foi um sucesso. E o nosso simpósio já está consagrado como um dos maiores eventos de FPSO do mundo. Razão pela qual o simpósio será todo em inglês, para permitir a participação de profissionais de fora do país”, complementa Castro, que é Engenheiro de Petróleo Master na Petrobras, integrante do Joint Venture Team Campos Basin Unit da petroleira brasileira.

O gerente executivo da Petrobras, César Cunha de Souza, e o vice-presidente da Equinor, Raul Portela são os chairs dessa segunda edição, que ainda tem o COO da Enauta, Carlos Mastrangelo, como chair honorário.  O Líder de Excelência da Produção da Shell, Leonardo Carneiro, e o gerente geral da Petrobras, Marcelo Ramis são os chairs técnicos do simpósio, que terá seis sessões técnicas abordando desde inovações em operação e manutenção, formas de contratação e redução de emissão de gás efeito estufa. Também há seções com foco em lições aprendidas em projetos implantados e na área de engenharia e construção de FPSOs.

O SPE Brazil FPSO Symposium tem o patrocínio da Petrobras, Shell, Modec (diamond), RelyOn Nutec (platinum), Chevron, Equinor, Schlumberger (Gold), Enauta, Ecopetrol, Yinson e PJV Alves (Silver), e conta com o suporte institucional do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Norwegian Energy Partners e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e o apoio de mídia da TN Petróleo.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
Vast e HIF Global assinam acordo para tancagem de e-Meta...
24/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Resultado
Portos e terminais do Sudeste movimentam 56,5 milhões de...
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23