RenovaBio

Frente da Sucroenergia diz que governo voltou atrás e vai taxar os CBios em 15%

Money Times, 23/07/2020
23/07/2020 19:22
Visualizações: 863 (0) (0) (0) (0)

É esperado para semana que vem o envio de uma nova Medida Provisória (MP) ao Congresso, com o governo revendo a tributação de 34% nos Créditos de Descarbonização (CBios) que alancavam o programa nacional para os biocombustíveis, o RenovaBio.

O anúncio foi feito pelo gabinete do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que ouviu do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a disposição do presidente Jair Bolsonaro voltar atrás no seu veto e aceitar a proposta de 15% de Imposto de Renda retido na fonte pela usinas ao venderem os CBios às distribuidoras.

InstitucionalA mobilização no Congresso, pela Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético e da Biocoalização, coordenada pelo deputado, vinha sendo alimentada há semanas por pressões do setor privado, entre eles os associados da Feplana e outras entidades, de plantadores de cana a usinas.

Presidente da Feplana e da Cruangi/Coaf, usina cooperada de Pernambuco, Alexandre Lima diz que mantido os 34% inibiria o desempenho do RenovaBio, tirando estímulo das empresas em investimentos em tecnologia e também sobre o aumento da produção de cana com embarque cada vez menor de agentes químicos fósseis.

A proposta de 15% de tributação, que também seria validada para os demais agentes da cadeia -- incluindo os compradores de CBios no mercado de valores mobiliários -, foi feita pelo MME.

Em documento entregue em várias reuniões, inclusive com o Ministério de Economia, o setor e os deputados criticam o argumento do governo, afirmando que não há renúncia fiscal no caso do imposto, "haja vista que não preexistia qualquer estimativa de receita tributária passível de arrecadação com títulos verdes".

Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar PE e da Novabio também está esperançoso e confiante nas gestões do MME.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
Vendas de ingresso do Seminário de Gás Natural do IBP es...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Comitiva sergipana em feira nos EUA se reúne com diretor...
07/05/25
Sergipe Oil & Gas 2025
SOG25 vai dar destaque ao potencial de Sergipe na produç...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Resultado
Vibra tem crescimento inédito no 1T25
07/05/25
Offshore
Descomissionamento de plataformas fixas em águas rasas a...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE destaca oportunidades de investimento no setor energ...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
PPSA anuncia revisão no volume a ser ofertado no 5º Leil...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Brasil leva maior delegação estrangeira para feira de pe...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Para divulgar o potencial energético do Rio de Janeiro, ...
06/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Fábio Mitidieri participa da abertura do Pavilhão Brasil...
06/05/25
Energia Eólica
Brasil e Países Baixos promovem seminário sobre energia ...
06/05/25
Etanol
ORPLANA reafirma compromisso com a governança e transpar...
06/05/25
Meio Ambiente
Aterro Zero: Refinaria de Mataripe conquista certificação
06/05/25
ANP
Produção de petróleo e gás natural no pré-sal registra r...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
IBP marca presença na programação da OTC Houston 2025
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22