Sustentabilidade

Frigorífico mineiro adota biotecnologia da Superbac como estratégia sustentável no tratamento de efluentes

Além dos ganhos ambientais, a Plena Alimentos obteve melhorias na estabilidade da operação, aumentando a capacidade de tratamento

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/10/2023 14:12
Frigorífico mineiro adota biotecnologia da Superbac como estratégia sustentável no tratamento de efluentes Visualizações: 2276

Vem da simpática Pará de Minas, cerca de 90 km da capital Belo Horizonte, mais um exemplo de como a biotecnologia tem se transformado em aliado ambiental estratégico de desempenho de indústrias que consomem muita água, gerando quantidades significativas de resíduos. 

É o caso da Plena Alimentos, considerada uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do Brasil. A empresa mineira buscou a Superbac, pioneira em biotecnologia no Brasil e detentora da biofábrica mais moderna da América Latina, com o desafio de introduzir microrganismos na sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a fim de alcançar um aumento da eficiência em degradação de parâmetros importantes como o DBO.

A escolha auxilia no atendimento à legislação ambiental; contribui com o aumento da capacidade da ETE com potencial de redução de custos com CAPEX (despesas de capitais); e ainda diminui o consumo de produtos químicos e o lançamento destes no meio ambiente; e gera a redução de lodo orgânico, promovendo a queda de custos operacionais. 

De acordo com Cláudio Junio de Oliveira (foto), supervisor de meio ambiente da Plena Alimentos, o frigorífico passou a usar o Bio Gran WT da Superbac em 2021 e de lá para cá os resultados foram excelentes. "Aplicamos os produtos no biodigestor e na lagoa de aeração e conseguimos aumentar a capacidade de tratamento, mantendo a eficiência em remoção de DBO e DQO, acima de 95%. Estamos muito satisfeitos com o uso da biotecnologia como solução eficaz e sustentável", explica Cláudio. 
 

Ecológico, que gera economia
O uso da biotecnologia em ETEs é capaz de reduzir, em média, 30% da geração do volume de lodo orgânico produzido, diminuindo o envio para os já sobrecarregados aterros sanitários. Segundo Monique Zorzim, gerente de novos negócios da Superbac, a economia que é gerada ao aplicar microrganismos pode ser extremamente significativa, dependendo do segmento e da operação da empresa. "Frigoríficos e laticínios, por exemplo, podem economizar centenas de milhares de reais por ano, além de melhorarem a qualidade e eficiência de seus processos e serem mais valorizados por mostrarem que levam à sério a filosofia ESG, respeitando a legislação ambiental", conclui.
 

Sobre a SUPERBAC
Fundada em 1995, a SUPERBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade, sem abrir mão da sustentabilidade.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23