GLP

Gás de uso comercial e industrial pode subir

Jornal do Commercio
08/05/2008 12:25
Visualizações: 878 (0) (0) (0) (0)

A disparada do preço do petróleo pode se refletir em aumento no preço do gás liqüefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, para uso comercial e industrial. Não há previsão de aumento para o botijão de 13 quilos, de uso residencial. Segundo representantes de distribuidoras, a Petrobras já anunciou informalmente que promoverá, até julho, o terceiro reajuste do ano para botijões de 20, 45 ou 90 quilos, além do gás vendido a granel, afetando consumidores comerciais, industriais e grandes condomínios.

 

A estatal não confirmou a informação. O preço do produto acumula alta de 22,6% em 2008. Os dois primeiros reajustes ocorreram no dia 2 de janeiro (alta de 12,8%) e 1º de abril (8,7%), informou a Petrobras. Segundo fontes do setor, o novo reajuste pode chegar a 15%.

 

O superintendente-executivo do Sindicato das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), Sérgio Bandeira de Mello, preferiu não comentar a possibilidade de aumento, alegando não ter recebido informação oficial da Petrobras. Ele criticou a política de diferenciação de preços entre os variados usos do combustível. "Isso gera uma enorme distorção no mercado", afirmou.

 

Com um ajuste de 15%, a diferença entre o GLP residencial e o comercial chegará perto dos 50%, abrindo espaço para fraudes e para o uso irregular dos botijões de 13 quilos. "É possível que condomínios ou estabelecimentos comerciais comecem a trocar as baterias de botijões maiores pelos de 13 quilos, que não foram feitos para operar em bateria", explica o executivo.

 

O botijão de 13 quilos não é reajustado desde o final de 2002, segundo política governamental de evitar repasses da alta do petróleo às camadas mais pobres da população. Nessa linha, gasolina e diesel ficaram 31 meses sem aumento - entre setembro de 2005 e o início do mês, quando a Petrobras obteve autorização para reajustes de 10% e 15%, respectivamente.

 

Questionada se os reajustes foram suficientes para acompanhar o petróleo acima dos US$ 120 por barril, a gerente-executiva de abastecimento da estatal, Venina Velosa, disse ontem que a empresa não pretende repassar ao consumidor brasileiro os picos de preços no mercado internacional. Segundo ela, a companhia continua avaliando o mercado e tomará novas decisões apenas quando confirmar a existência de um novo patamar de preços.

 

Em rápida entrevista após participar de evento no Rio, Venina não quis comentar as notícias sobre novo reajuste do GLP. O mercado do combustível está estagnado no Brasil desde 2002, período no qual oscilou entre 6,2 milhões e 6,6 milhões de toneladas por ano.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Fenasucro
ORPLANA debate sustentabilidade no setor canavieiro na F...
11/08/25
Paraíba
PBGás reduz preço do gás canalizado em 4,3% em agosto
11/08/25
Combustíveis
Etanol fecha semana em alta; Indicador Diário Paulínia r...
11/08/25
Biodiesel
Laboratórios podem se inscrever até 21/8 no Programa de ...
08/08/25
Petrobras
Segundo trimestre de 2025 apresenta lucro de R$ 26,7 bil...
08/08/25
Dutos
Sensor portátil do CNPEM em teste pode reduzir entupimen...
08/08/25
Combustíveis
Biodiesel ganha protagonismo na economia e no cotidiano ...
07/08/25
Pessoas
Alessandro Falzetta é o novo Diretor de Experiência do ...
07/08/25
Parceria
Vultur Oil e Mandacaru Energia são novas parcerias da MX...
07/08/25
Exportações
Firjan reitera preocupação com implementação de tarifaço...
07/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana: 5 motivos para não perder a maior ...
06/08/25
Etanol
Produção do etanol de trigo é aposta para ampliação da m...
06/08/25
Carros elétricos
Programa Carro Sustentável faz vendas de modelos 1.0 sal...
06/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22