Gás Natural

GasLub é debatido em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/09/2023 11:27
GasLub é debatido em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan Imagem: Luciola Villela Visualizações: 1740

A situação atual, os investimentos e as expectativas para o Polo GasLub foram os temas principais da reunião do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan, em 15/9, na sede da federação. Gerente geral do polo da Petrobras, Cândido Luis Queiroz da Silva apresentou os avanços do empreendimento, com previsão de entrada em operação de sua unidade de processamento de gás natural (UPGN) no segundo semestre de 2024.

“A UPGN já está com 90% de construção sendo concluída pela empresa contratada, a Toyo Setal. São 1.200 trabalhadores no local e no pico das obras deve chegar a 2 mil. No segundo semestre de 2024, começa a operação de teste e até o fim do mesmo ano, a operação comercial. E a unidade de tratamento de efluentes está pronta para operar a partir do funcionamento da unidade de processamento. Os efluentes serão lançados em um emissário a 4 quilômetros de distância de Itaipuaçu”, explicou Cândido Queiroz

Haverá uma integração grande com a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), para onde irá o gás tratado no GasLub e as frações de nafta, QAV e diesel, segundo Queiroz. O local de 45 km quadrados também possui uma planta de geração elétrica para consumo interno.

Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan, ressaltou que energia é assunto da maior importância e que o gás natural tem papel fundamental nessa transição energética. “O Rio tem muitas oportunidades para avançar com investimentos nos próximos anos. Apresentamos recentemente em encontro na Itália que, até 2025, há 647 projetos confirmados nas áreas de energia e manufatura da indústria, que somam US$ 73 bilhões. Só em energia, são US$ 58 bi”, relatou. Há dois anos, a Firjan tem um acordo firmado e coopera com a Petrobras, o governo estadual e a prefeitura de Itaboraí para o desenvolvimento do Gaslub.

“Estamos todos procurando apoiar a Petrobras nessa nova etapa de finalização do Gaslub. O gás é essencial para a indústria química. Estou muito feliz com o andamento do projeto. Ainda mais depois que o presidente da Bolívia disse que não terá mais gás para exportar para Argentina e Brasil. Torcemos muito para o Gaslub ter projetos petroquímicos integrados a refinarias no Rio, incluindo também fertilizantes”, declarou Cynthia Santana Silveira, presidente do Conselho.

As expectativas em torno do polo, em Itaboraí, são muito grandes, segundo Felipe Peixoto, subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar. “A reconfiguração do antigo Comperj e a decisão importante da Petrobras de continuar com o projeto é um desafio. O histórico de mobilização das pessoas que foram para região, em função da paralisação do empreendimento no passado, gerou um problema social e de segurança pública no entorno. Confiamos na Petrobras para finalizar o empreendimento”.

Em relação à necessidade de mão de obra especializada para o Gaslub, tanto Caetano como Cynthia colocaram a Firjan SENAI à disposição. "Além da unidade de São Gonçalo, há caminho para discutirem a possibilidade de novos cursos", acrescentou o 1º  vice-presidente.

A Petrobras frisou ainda a necessidade de atualização e adaptação da Lei do Comperj, de 2009, garantindo incentivos fiscais para o complexo, e também de legislação de desoneração para o gás nacional a ser usado em projetos de geração termoelétrica. Peixoto informou que, quanto à desoneração para o leilão das térmicas, previsto para 2024 pelo governo federal, a secretaria do estado está terminando o texto do projeto de lei para que empresas do Rio de Janeiro tenham condições de competitividade para participarem. E sobre a Lei do Comperj também colocou o estado à disposição para a atualização. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.