Gasoduto

Gasoduto Urucu-Manaus opera comercialmente e será inaugurado na próxima semana

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, informou nessa terça-feira (17) à Agência Brasil que o gasoduto Urucu-Manaus já passou pela fase de teste e está operando comercialmente, mas só será inaugurado na semana

Agência Brasil
18/11/2009 06:11
Visualizações: 1407

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, informou nessa terça-feira (17) à Agência Brasil que o gasoduto Urucu-Manaus já passou pela fase de teste e está operando comercialmente, mas só será inaugurado na semana que vem.

 

A diretora, no entanto, se recusou a dar detalhes da operacionalidade do gasoduto, alegando que só falará a respeito por ocasião da inauguração, que deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Eu só vou falar a respeito na próxima semana, quando da inauguração. Agora, o gasoduto está operando há mais de um mês, inicialmente em fase de teste, mas agora para onde eu estou mandando gás, o cara vai me pagar”, disse, deixando claro que a operação já é comercial. As obras do gasoduto Urucu-Manaus, que levará o gás natural da província petrolífera de Urucu, no município de Coari (AM), até a capital amazonense, foram iniciadas em 1º de junho de 2006.

 

O gasoduto tem 670 quilômetros de extensão e sua conclusão, inicialmente, estava prevista para março de 2008. A obra gerou aproximadamente 3.400 empregos diretos e 10 mil indiretos. Em sua primeira fase de operação, o gasoduto deverá transportar 4,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A principal finalidade do insumo será a produção de energia elétrica em termelétricas, para atender Manaus e os municípios pelos quais passará a tubulação, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas.                                                                                                                

 

O gás natural substituirá o diesel e o óleo combustível usados atualmente na produção de toda a energia elétrica consumida pelo Amazonas. A substituição proporcionará uma economia anual de R$ 1,2 bilhão - não só aos cidadãos do Amazonas, mas a todos os brasileiros, já que os usuários de energia elétrica de todo o país subsidiam o consumo de energia elétrica, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).                                                                                                                              

 

Na avaliação da Petrobras, além da vantagem econômica, a substituição representará enorme ganho ambiental para o país, “pois a produção de energia elétrica a partir do gás natural reduz significativamente a emissão de gases poluentes, em especial o dióxido de carbono, contribuindo para a redução do efeito estufa e em linha com o Protocolo de Quioto, do qual o Brasil é signatário”.

 

A Petrobras extrai petróleo em Urucu desde 1988. O gás natural produzido ali, associado ao óleo, é reinjetado nos campos para otimizar a produção de petróleo e vem sendo armazenando no próprio reservatório para futuro aproveitamento no mercado. Com a conclusão da obra - que se tornou possível depois da assinatura de um termo de compromisso em 22 de abril de 2004, entre a Petrobras, Cigás, Eletrobrás, o governo do Amazonas e Ministério de Minas e Energia - o combustível passa a ser escoado até Manaus.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23