Logística

Gen2 Energy da Noruega desenvolve navio para transportar hidrogênio em contêineres

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/04/2022 11:00
Gen2 Energy da Noruega desenvolve navio para transportar hidrogênio em contêineres Imagem: Divulgação Visualizações: 1736 (0) (0) (0) (0)

A empresa norueguesa de energia Gen2 Energy planeja desenvolver o que pode se tornar a primeira solução de transporte em larga escala do mundo para o hidrogênio como fonte de energia. A empresa, que está produzindo uma grande instalação de produção de hidrogênio na Noruega, anunciou que está trabalhando com o designer de navios norueguês Sirius Design & Integration para o projeto de dois navios especializados para o transporte de hidrogênio.

A Gen2 Energy também está procurando um método único de transporte de hidrogênio. Muitos dos esforços atuais estão se concentrando no transporte de maneira semelhante a outros gases na forma líquida. A Gen2 Energy está buscando desenvolver projetos para movimentar grandes quantidades de hidrogênio comprimido em contêineres.

“O transporte de hidrogênio é um desafio e estamos muito entusiasmados por estar na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia, permitindo soluções logísticas econômicas, seguras e verdes”, disse Jonas Meyer, CEO da Gen2 Energy. “Ao trabalhar em conjunto com a equipe da Sirius D&I, nos sentimos confiantes de que atingiremos nossas metas estabelecidas e estaremos prontos para fornecer hidrogênio aos nossos clientes quando nossas produções começarem.”

A Gen2 Energy está atualmente desenvolvendo a produção em larga escala de hidrogênio em Mosjøen, Noruega. A empresa explica que parte do volume será exportado para países do norte da Europa, o que exigirá um método seguro, eficaz e verde para o transporte de grandes quantidades de hidrogênio.

Embora a empresa reconheça o transporte marítimo como uma escolha natural, eles observam que atualmente não há embarcações aprovadas para transportar uma grande quantidade de contêineres com gás hidrogênio comprimido. A empresa, em parceria com a DNV e a HYEX Safety, usou um método de abordagem baseado em risco para identificar requisitos e recomendações para o projeto. O objetivo é alcançar uma Aprovação em Princípio (AiP), para um navio porta-contêineres especializado que possa transportar com segurança uma quantidade maior de contêineres de hidrogênio.

A Gen2 Energy e a Sirius estão visualizando dois grandes porta-contêineres. Cada navio teria aproximadamente 189m de comprimento e capacidade de carga de 500 contêineres de 40 pés.

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