Siderurgia

Gerdau entra na América Central

Gazeta Mercantil
24/04/2008 09:21
Visualizações: 663

O grupo siderúrgico Gerdau informou ontem que acertou uma aliança estratégica com a Corporación Centroamericana del Acero, que segundo a companhia brasileira é a maior produtora de aço da América Central, com capacidade instalada anual de 500 mil toneladas de aço e 690 mil toneladas de laminados, produtos siderúrgicos voltados para a construção civil e indústria.

 

No acordo, a Gerdau se comprometeu a investir US$ 180 milhões em melhorias do processo industrial e de distribuição na Corporación Centroamericana e com isso passará a ter uma participação de 30% na empresa. A gestão dos negócios será compartilhada com os atuais acionistas, informou a Gerdau.

 

A transação envolve as operações que a Corporación Centroamericana possui na Guatemala, Honduras, El Salvador, Belize e Nicarágua. A unidade siderúrgica da empresa está na Guatemala, e a empresa possui quatro unidades de laminação, em território guatemalteco e em Honduras, e unidades de distribuição, além de nesses países, em Belize, El Salvador e Nicarágua. Além disso, a empresa detém uma participação minoritária na companhia hondurenha Intrefica, voltada para atividades de trefilação.


O grupo brasileiro destacou que a parceria posiciona a companhia como um dos maiores competidores da América Central e Caribe. "A América Central é uma região estratégica e passa a ser uma importante operação, juntamente com as unidades no México e na República Dominicana, para o atendimento das demandas do mercado local", declarou o diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, por meio de comunicado no qual também destacou que a América Central tem apresentado um expressivo crescimento econômico nos últimos anos.


De acordo com dados da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), a Guatemala cresceu 5,5% no ano passado, Honduras, 6% e El Salvador, 4,5%. Para este ano, a entidade prevê taxas de crescimento menor devido a reflexos da crise dos Estados Unidos. A previsão é de que a economia guatemalteca e a hondurenha crescerão 4,5%.

 

A Gerdau já atuava no México, onde entrou no ano passado, com a compra da Siderúrgica Tultitlán. Depois, fechou uma parceria com a Aceros Corsa, ampliando a participação no mercado local. Também em 2007, o grupo passou a atuar no Caribe, por meio de uma aliança estratégica com a empresa dominicana Inca, na qual possui cerca de 30% de participação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.