Porto de Paranaguá

Globo admite erro na cobertura

<P>Na sexta-feira, Jornal Nacional reconheceu que errou ao mencionar filas quilométricas no porto de Paranaguá. No sábado apresentou reportagem especial elogiando modernização do porto, promovida pelo governo Requião.</P><P>A Rede Globo, através do Jornal Nacional, fez uma retratação em rel...

Carta Maior
13/11/2006 00:00
Visualizações: 179 (0) (0) (0) (0)

Na sexta-feira, Jornal Nacional reconheceu que errou ao mencionar filas quilométricas no porto de Paranaguá. No sábado apresentou reportagem especial elogiando modernização do porto, promovida pelo governo Requião.

A Rede Globo, através do Jornal Nacional, fez uma retratação em relação a matérias anteriores publicadas sobre a gestão do governo Requião no Porto de Paranaguá. A carta enviada pelo secretário de Imprensa do governo paranaense, Benedito Pires, a jornalistas da Globo parece ter dado resultado. Nesta carta, ele apontava uma série de erros factuais na cobertura da emissora que criticava a ?ineficiência? do porto público de Paranaguá. Na sexta-feira à noite, o JN reconheceu o erro em uma matéria de Pedro Bial que falava sobre as filas de caminhões no porto. O texto da retratação foi o seguinte:

?O Porto de Paranaguá, no Paraná, está entre os que investiram na modernização. Mas, nesta semana, o Jornal Nacional errou ao mencionar filas quilométricas de caminhões em Paranaguá. Estas filas praticamente sumiram desde a implantação do novo sistema de controle do embarque de cargas, em 2004. Há seis meses, no mês de maio, ocorreu, de fato, uma fila muito grande. Mas uma onda de protestos de agricultores tinha reduzido a oferta de vagões de trens para o transporte da soja. E para honrar contratos de exportação dentro do prazo, cooperativas apelaram para camnhões que não estavam registrados nos computadores do porto. A fila era para o cadastramento. Um fato isolado?.

Na noite de sábado, o Jornal Nacional fez uma reportagem especial sobre o porto de Paranaguá, elogiando o processo de modernização promovido pelo governo Requião. A matéria assinada por Ernesto Paglia e Rafael Trindade mostra ?como o investimento em modernização resolveu os principais problemas do porto?.

Ao falar sobre a melhoria do problema das filas de caminhões, a reportagem trouxe depoimentos de caminhoneiros, entre eles o de Luiz Paulo Piau. ?Antigamente era normal você pegar fila no começo da serra. Agora, o máximo que se pega é chegando no pátio, melhorou bastante?. ?Segundo a administração do Porto de Paranaguá?, acrescenta a matéria, ?o problema das filas de caminhões não era apenas uma questão de trânsito. As aglomerações, as filas que transbordavam para a estrada de acesso ao porto eram usadas como ferramentas num jogo especulativo, que beneficiava apenas um pequeno grupo de atravessadores?.

Por outro lado, apresentou uma crítica, através do presidente da Associação dos Concessionários de terminais portuários, Wilem Manteli, para quem Paranaguá não cumpre integralmente a decisão judicial que manda viabilizar a exportação de soja transgênica e que o dinheiro gasto na pavimentação de acessos deveria ter sido usado para retomar a dragagem do porto, parada há dois anos. Na opinião de Manteli, as filas só teriam diminuído porque Paranaguá perdeu pelo menos 20% dos clientes.

O gerente operacional do porto, Clauber Candian, respondeu: Atua no porto hoje quem realmente quer exportar. São operadores sérios que realmente querem fazer a exportação através do Porto de Paranaguá.

Fonte: Carta Maior

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.