Rio Oil & Gas 2010

GNL: tendência de preços baixos

<p align="justify">A m&eacute;dio prazo, o cen&aacute;rio de abund&acirc;ncia de g&aacute;s n&atilde;o-convencional no mercado norte-americano tender&aacute; a manter os pre&ccedil;os do g&aacute;s natural em um patamar reduzido. A previs&atilde;o foi feita hoje pelo engenheiro qu&iacute;mico Marce

Redação
15/09/2010 15:43
Visualizações: 595

A médio prazo, o cenário de abundância de gás não-convencional no mercado norte-americano tenderá a manter os preços do gás natural em um patamar reduzido. A previsão foi feita hoje pelo engenheiro químico Marcelo Alfradique, autor de estudo sobre o mercado global do GNL (Gás Natural Liquefeito) em parceria com três colegas da Empresa de Pesquisa Energética (Marco Radu, Wellington Campos e Carlos Pacheco).

 

“Com a demanda enfraquecida e novas fontes de liquefação que entraram em operação, o mercado global de GNL passou de favorável ao vendedor a favorável ao comprador”, observou o especialista da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, que apresentou o estudo  na sessão técnica “Tendências dos Mercado Global de GNL”, na Rio Oil & Gas.

 

Afetado pela crise econômica de 2008, o mercado global do GNL já iniciou no ano passado um tênue processo de recuperação, mas que ainda não resultou em aumentos significativos nos volumes praticados, relatou Alfradique.

 


O quadro do GNL no Brasil foi qualificado pelo engenheiro químico como “ainda incipiente, mas em expansão”. Já há dois terminais de regaseificação no Brasil _em Pecém (Ceará), com capacidade para processar 7 milhões de m3/dia; e na Baía de Guanabara (RJ), com 14 milhões m3/dia.“Temos ainda a sinalização de dois novos terminais capacitados para processar 14 milhões de m3/dia, com operação a se iniciar em 2014, e uma unidade de floating LNG, para o pré-sal, a partir de 2015”, concluiu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.