EAS

Governo quer Samsung no controle de estaleiro em PE

Valor Econômico
05/03/2012 10:47
Visualizações: 136
Com o aval da presidente Dilma Rousseff, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, está negociando nos bastidores a troca do controle acionário do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), localizado no Porto de Suape, em Pernambuco. O plano é fazer com que a coreana Samsung Heavy Industries compre a participação dos outros sócios ou adquira o suficiente para ter o controle acionário da empresa.

Inaugurado em 2005, o estaleiro é o maior do Brasil, com capacidade para processar 160 mil toneladas/ano de aço, e tem como principais sócios os grupos Camargo Corrêa e Queiroz Galvão. Embora seja a responsável pelo know-how do projeto, a Samsung detém hoje participação pequena no estaleiro - 6%. O quarto sócio da empresa é a PJRM Empreendimentos.

O governo decidiu forçar a mudança do controle do Estaleiro Atlântico Sul por considerar que a empresa, um símbolo do renascimento da indústria naval brasileira, não está conseguindo atender a demanda da Petrobras. O EAS tem 22 navios contratados com a Transpetro, empresa controlada pela Petrobras, dos quais em construção efetiva existem apenas quatro. As encomendas da estatal ao estaleiro totalizam carteira de projetos estimada em R$ 7 bilhões.

A presidente Dilma, que trocou recentemente o comando da Petrobras, está preocupada com o baixo desempenho da estatal, que, nos últimos dois anos, perdeu a autossuficiência na produção de petróleo. "A velocidade da produção de petróleo não está acompanhando a velocidade do consumo", observa um auxiliar da presidente.

Dilma deu carta branca à Graça Foster para negociar mudanças no controle acionário do EAS. Quando a sociedade que deu origem ao estaleiro foi montada, os sócios brasileiros impediram que a Samsung tivesse participação maior. Além de deter tecnologia de ponta, a empresa coreana é uma das lideres mundiais em construção naval. Seu estaleiro na Coreia do Sul tem capacidade para processar 600 mil toneladas de aço por ano, quase quatro vezes a capacidade do EAS.

Os sócios resistem a mudanças, mas o governo vai insistir. Procuradas, a Camargo Corrêa e a Queiroz Galvão disseram que não comentariam o assunto. O EAS nega a transferência do controle, mas informou que a colaboração dos coreanos foi recentemente "reforçada com a chegada de novos profissionais".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.