Novos empregos

Grupo Açotubo deve abrir 50 novas vagas durante o ano

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/03/2021 17:02
Visualizações: 1004

DivulgaçãoUm dos principais valores do Grupo Açotubo nos seus 47 anos de atividade é “cuidar de nossas pessoas”. Com base nisso, a empresa anunciou para o ano de 2021 uma série de investimentos na área de Recursos Humanos, contemplando ações de engajamento e crescimento voltadas aos seus colaboradores e uma parceria com a startup Kenoby para auxiliar em novas contratações do Grupo.

Como parte do crescimento para 2021, a empresa adianta que durante o ano serão abertas ao menos 50 novas vagas, sendo 30% para a área Comercial e 70% para Operação, aproximadamente. A Açotubo conta hoje com 850 funcionários distribuídos entre a matriz e as unidades espalhadas estrategicamente pelo país, e as adições caracterizam um crescimento acima de 5% no número de novos colaboradores no ano.

As áreas que devem receber mais contratações são as unidades de negócios de Inox, a operação da Tubos e Aços e a de Soluções. No ano passado, a empresa já havia implementado um terceiro turno por conta da redução de jornada, para melhor organizar a movimentação interna devido à pandemia.

Com foco nessas novas contratações, a Açotubo fechou parceria com a startup Kenoby, responsável por triar e digitalizar os processos de recrutamento e seleção. Um dos diferenciais da ferramenta é o uso de inteligência artificial, dando velocidade e transparência ao processo.

Pesquisa de clima organizacional pautou novidades para gestores e colaboradores

Em setembro de 2020, a empresa participou de uma Pesquisa de Clima Organizacional desenvolvida pela FIA (Fundação Instituto de Administração) denominada FIA Employee Experience – FEEx. Com a divulgação do resultado este ano, o grupo recebeu o Certificado Atmosfera FIA de Qualidade do Ambiente do Trabalho.

Avaliando os resultados dessa pesquisa, as oportunidades de melhorias apontadas foram priorizadas, e várias ações foram pensadas para engajar os colaboradores. A primeira delas foi a criação de uma página de carreira onde todas as vagas existentes são divulgadas, facilitando o acesso dos funcionários e incentivando as movimentações internas.

Institucional

A nova página proporciona autonomia também para os gestores, permitindo que abram novas posições, acompanhem todo o processo por meio de gráficos e indicativos, e consigam avaliar questões como quantidade de candidatos, período do processo, em que fase que cada candidato está, dentre outros parâmetros.

Ainda com foco em uma maior autonomia, a empresa criou um aplicativo para os colaboradores acompanharem as demandas internas. Sendo um novo canal de comunicação, o app faz divulgações de campanhas internas e permite o acesso à diversas informações, como a universidade corporativa, convênios com universidades da região, dados de ponto e de folha de pagamento. Além disso, o colaborador tem um canal direto para se comunicar com o RH a qualquer momento, podendo, inclusive, acompanhar o status das suas demandas e dúvidas.

No que se refere à saúde, reformulamos o nosso plano de saúde, garantindo acesso gratuito a todos os colaboradores ativos, e também ampliamos o atendimento da área de medicina do trabalho, com o médico atuando de forma preventiva, estabelecendo uma rotina de exames e acompanhamento da saúde de nossas equipes, em especial dos trabalhadores das áreas operacionais.

Formação de líderes e mudança de atuação dos gestores

Dentro dos novos processos, o Grupo também fez um diagnóstico de cultura organizacional. Dividido em duas partes, a análise traz uma a visão dos colaboradores e outra das lideranças. A avaliação conjunta é fundamental para identificar onde a empresa e seus funcionários estão atualmente e onde eles gostariam de estar.

Divulgação

Como parte disso, o Grupo está passando por um ciclo de avaliação de desempenho e competências, focando nas questões relacionadas aos valores, visando assim identificar os maiores gaps e entender o que nossos líderes já praticam e o que precisam aprimorar. Um dos resultados é a evolução do programa de desenvolvimento de lideranças inspiradas nesses valores, incluindo a nova geração de gestores da família Bassi, representada pelo CEO Bruno Bassi.

“A chegada da nova geração ao comando da empresa altera a maneira de planejar e executar as estratégias internas. Com o Bruno a frente dos negócios, os gestores precisarão pensar mais nas estratégias e trazer soluções e alternativas, pois ele atuará muito mais nas tomadas de decisão. Caberá aos gestores apresentar novos caminhos, pensar em possibilidades, e trazer soluções viáveis para que as decisões estejam corretamente embasadas”, ressalta Renato Flora, gerente executivo de serviços compartilhados do Grupo Açotubo.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
PPSA aguarda decisão sobre aumento de participação da Un...
12/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
12/11/25
COP30
Portaria sobre embarcações sustentáveis entra em consult...
12/11/25
COP30
Eficiência energética é essencial para desacoplar cresci...
12/11/25
COP30
Embrapii abre chamada pública para capacitação de grupos...
12/11/25
PD&I
União de expertises
12/11/25
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.