Porto

Grupo da Antaq conhece cadeia logística do Grupo Caramuru

O objetivo da visita foi conhecer toda a cadeia logística, desde o embarque da produção em Goiás até o desembarque em São Paulo, onde é feito o transbordo do modal hidroviário para o ferroviário. O grupo foi liderado pelo diretor-geral d

Antaq
21/10/2011 10:33
Visualizações: 576
Na quarta-feira (19), um grupo da Antaq, liderado pelo diretor-geral, Fernando Fialho, visitou as instalações industriais e de embarque e de desembarque de carga do Grupo Caramuru, em Itumbiara (GO), São Simão (GO) e Pederneiras (SP). O convite foi feito pelo diretor de Logística da empresa, Antônio Ballan.

O objetivo da visita foi conhecer toda a cadeia logística, desde o embarque da produção em Goiás até o desembarque em São Paulo, onde é feito o transbordo do modal hidroviário para o ferroviário. Também integraram a equipe o superintendente de Navegação Interior (NI), Adalberto Tokarski, o gerente de Desenvolvimento e Regulação da NI, José Renato Ribas e o especialista em Regulação Arthur Yamamoto.

Em Itumbiara, o grupo conheceu a sede da empresa, próxima à qual ficam duas plantas de esmagamento de soja, girassol, canola e milho (com capacidade para 1.700 e 500 toneladas/dia), uma planta de lecitina de soja (900 toneladas/mês), uma planta de refino (600 toneladas/dia) e duas de envase (24 mil e 12 mil garrafas/hora).

Em São Simão, os visitantes assistiram ao embarque de farelo de soja na fábrica de esmagamento e de produção de biodiesel do Grupo Caramuru, às margens do rio Paranaíba, de onde ele segue em barcaça para Pederneiras. De barco, percorreram um trecho do rio às margens do qual estão instaladas outras plantas industriais.

Por fim, às margens do Tietê, em Pederneiras, assistiram ao desembarque do farelo de soja, que é retirado da barcaça por mão mecânica, transposto para uma correia emborrachada que transporta o farelo para o armazém, de onde ele será, oportunamente, embarcado em vagões ferroviários para seguir até o porto de Santos (SP), com destino aos mercados europeu e chinês, principalmente.


Importância do transporte hidroviário

Segundo explicou Ballan, metade da produção da empresa é exportada, principalmente para o mercados europeu: “nossa produção é livre de transgênicos, o que é muito valorizado pelo consumidor europeu”.

Para aumentar a competitividade, no entanto, é preciso diminuir os custos logísticos. “A hidrovia é fundamental neste sentido, porque reduz muito o custo de transporte, já que cada barcaça gasta menos combustível para transportar um volume muito maior que um caminhão, com desperdício bem menor no trajeto”, disse o diretor-geral, Fernando Fialho.

Ballan lembrou que, não faz muito tempo, a hidrovia não era considerada como alternativa para o escoamento da produção. “O trabalho de conscientização que a Antaq tem realizado nos últimos anos, chamando a atenção da iniciativa privada para as vantagens insuperáveis do transporte hidroviário para longas distâncias, é que despertou maior interesse da iniciativa privada”, comentou o diretor de logística.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25