Retomada

Grupo Stefanini aposta em crescimento orgânico de 25% no Brasil e no mundo em 2022

Multinacional brasileira fechou o ano passado com faturamento de R$ 5 bilhões, o equivalente a mais de US$ 1 bilhão

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/04/2022 16:06
Grupo Stefanini aposta em crescimento orgânico de 25% no Brasil e no mundo em 2022 Imagem: Divulgação Visualizações: 1643 (0) (0) (0) (0)

Com um projeto de transformação digital iniciado há dez anos e reforçado há cinco anos com uma série de aquisições em diferentes verticais de negócios, o Grupo Stefanini mostrou, ao longo dos últimos dois anos, que estava preparado para se reinventar continuamente e para suportar as necessidades dos clientes e do mercado em meio aos desafios impostos pela Covid-19.

A pandemia acabou acelerando processos de transformação digital internos, inclusive utilizando suas próprias soluções para automatizar as contratações de profissionais virtualmente, de qualquer lugar no Brasil por meio de seu programa “Stefanini Everywhere”, além de contribuir para ampliar a digitalização de empresas que já haviam dado um start inicial no início da crise sanitária, quando se viram na necessidade de transferir os colaboradores para home office e manter o nível de produtividade e o bom atendimento ao cliente.
No ano passado, o Grupo Stefanini registrou no Brasil, sob o comando de Marcelo Ciasca, um crescimento de 20%, o melhor resultado dos últimos dez anos, com a chegada de grandes clientes e ampliação do escopo de trabalho nos clientes atuais em diferentes frentes, tendo como norte principal a transformação digital. A multinacional fechou o ano com um faturamento global de R$ 5 bilhões (+ de US$ 1 bilhão), sendo que no Brasil a divisão Stefanini Ventures teve uma grande participação neste resultado.
Para 2022, a expectativa é chegar a um crescimento de 25% no Brasil e no mundo, de acordo Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini, que vislumbra novas aquisições no País e no exterior. “Acreditamos em um modelo híbrido, que mescla aquisições com crescimento orgânico, que traz grande valor ao acionista e aos colaboradores.

Tínhamos uma meta de investir R$ 500 milhões em três anos, mas vamos superar este valor. Só em 2020, realizamos sete aquisições. Em 2021 foram duas e já iniciamos este ano com a aquisição da Cobiscorp, por meio de nossa venture Topaz”, explica Stefanini.
A empresa também ganhou contratos robustos em diferentes verticais, a partir de uma maior proximidade com seus clientes. “Ouvimos muito os clientes para entender realmente o que precisavam, quais eram as dores principais para apresentar soluções personalizadas que pudessem resolver as questões a curto, médio e longo prazo, dependendo do projeto e da urgência. Fizemos um trabalho de escuta e incentivamos, mais do que nunca, a cocriação com nossos clientes, pois entendemos que a inovação é parte de um projeto colaborativo para um futuro melhor, seja dos colaboradores, clientes e parceiros de negócios. Por isso, afirmo que 2021 foi o melhor dos últimos dez anos para o Grupo Stefanini em oportunidades, aprendizado, resiliência e geração de negócios”, ressalta Stefanini.
Se em 2020 foi necessário improvisar para atravessar um cenário desafiador, em 2021 várias corporações decidiram investir na solidificação de seus processos de transformação digital com a ajuda do Grupo Stefanini, que hoje conta com cerca de 30 empresas em seu robusto ecossistema digital, que também reúne Universidades, clientes, parceiros e startups. O programa Open Startups, rebatizado de 87.co, numa referência ao ano de fundação da Stefanini, tem como propósito ir além da aceleração tradicional e partir para uma busca real de geração de novos modelos de negócio.
Como toda crise gera oportunidades para identificação de problemas e desenvolvimento de soluções que priorizam a tríade pessoasprocessos e tecnologias, o Grupo Stefanini ampliou seu portfólio com a unidade das Ventures (empresas digitais), organizada em seis grandes plataformas: BankingAnalytics e IACibersegurançaIndústria 4.0Marketing Digital e Tecnologia. Toda essa movimentação reitera a vontade de se reinventar o tempo inteiro, de mudar o mindset a partir da liderança.
Em 2021, houve um investimento forte da matriz na contratação de novos talentos, mesmo em locais onde a Stefanini não tem escritórios. Ao decidir que na retomada pelo menos 80% de seus 30 mil funcionários no mundo (17 mil no Brasil) adotarão o modelo de home office em diferentes formatos – full, parcial e flexível -, a multinacional brasileira conseguiu chegar a quase 1.000 cidades somente no Brasil. Antes da pandemia, a empresa tinha colaboradores em 480 cidades. Foi uma virada de “chave” para a companhia, que sempre priorizou o trabalho presencial, porém viu sua produtividade crescer mais de 10% no Brasil com o trabalho remoto e a adoção de uma gestão mais próxima e colaborativa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa amanhã
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23