CCEE

Hidrogênio: energia do futuro é discutida por especialistas em workshop

CCEE lidera grupo com instituições do setor e do segmento para construir certificação

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
10/05/2022 15:19
Hidrogênio: energia do futuro é discutida por especialistas em workshop Imagem: Cortesia Enel Green Power Visualizações: 2106 (0) (0) (0) (0)

O hidrogênio é uma aposta importante para a transição energética que o mundo está passando. Os próximos anos serão decisivos na consolidação desta tecnologia e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE já está engajada no desenvolvimento deste mercado. Na última semana, mais de 60 especialistas participaram de um grupo de trabalho para discutir a certificação do hidrogênio.

Com representantes das instituições do setor (Aneel e EPE), produtores de hidrogênio, geradores de energia, empresas que usam hidrogênio como matéria-prima, acadêmicos e associações especializadas neste segmento, a CCEE promoveu um debate sobre os padrões de certificações existentes, com análises de modelos internacionais e tecnologias existentes.

“Estamos mapeando as exigências internacionais para a classificação do hidrogênio como sendo de baixo carbono e as soluções para se adequar ao marco regulatório brasileiro, de forma a conceber uma certificação baseada em três pilares: atendimento a padrões internacionais, otimização dos custos, integridade e confiabilidade”, comenta Ricardo Gedra, gerente de Análise & Informações ao Mercado.

Novos encontros ocorrerão ao longo de 2022 para estabelecer os atributos da certificação do hidrogênio produzido no Brasil. A CCEE aproveitará todas as informações de medição, contratos e modelagem da energia elétrica já existente em seus sistemas para desenvolver essa certificação, contribuindo assim para a transição energética. 

Caso você tenha interesse em receber informações a respeito do tema, entre em contato pelo e-mail atendimento@ccee.org.br solicitando o cadastro como “informado” sobre o assunto.

Tema na pauta do setor
No dia 3 de maio, a CCEE participou de um evento internacional sobre certificação de hidrogênio, promovido pela Câmara de Comercialização e Indústria Brasil-Alemanha. O workshop “Certificações Internacionais e Nacionais de Hidrogênio Baseadas no Teor de Carbono” é decorrente de uma parceria energética entre os dois países e contou também com a participação do MME e EPE.

Ricardo Gedra, gerente de Análise & Informações ao Mercado, apresentou a visão geral sobre certificação de hidrogênio verde no Brasil e o planejamento da CCEE para concepção do modelo “Nosso objetivo é disponibilizar uma versão simplificada ainda este ano, possibilitando a evolução para uma versão completa a partir de 2023”, destacou.

Confira o vídeo completo do evento.
https://www.youtube.com/watch?v=2wJzrub4Z0E

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.