Navalshore 2013

Indústria naval brasileira ainda precisa de competitividade

Essa foi a avaliação dos palestrantes do segundo dia de evento. De acordo com representantes da Abenav, ANP, Abimaq e Caixa, a indústria naval brasileira está preparada para atender todas demandas dos próximos anos, mas ainda falta competitividade para que toda a c

Revista TN Petróleo, Redação / Maria Fernanda Romero
15/08/2013 15:47
Indústria naval brasileira ainda precisa de competitividade Visualizações: 191 (0) (0) (0) (0)
Essa foi a avaliação dos palestrantes do primeiro painel de ontem (14) na Navalshore 2013. De acordo com representantes da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav), Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e Caixa, a indústria naval brasileira está preparada para atender todas demandas dos próximos anos, mas ainda falta competitividade para que toda a cadeia de suprimento se desenvolva melhor. A questão do conteúdo local foi outro tema debatido na ocasião.

Augusto Mendonça, presidente da Abenav, disse que o Brasil está vivendo um momento mágico no setor de óleo e gás: "Há mercado com oportunidades, o governo está incentivando, a Petrobras está apoiando, o sistema financeiro está participando, os políticos estão se envolvendo e a indústria internacional quer vir para o país de diversas formas. Nossa indústria está estruturalmente preparada".

Entretanto, o executivo ressalta que é preciso ainda ter competitividade nos estaleiros, fornecedores de equipamentos e materiais, etc. "A competitividade deve se estender a toda a cadeia de produção e fornecimento", enfatiza.

Mendonça comentou sobre a grande mudança na questão de conteúdo local desde as primeiras rodadas de licitações. Da 1ª à 4ª, o conteúdo local era livre, depois na 5ª e 6ª foi introduzido o conteúdo local mínimo e posteriormente, da 7ª à 10ª rodadas, passou-se a exigir dos bens e serviços mais de 65% de conteúdo local certificados por terceiros.

"Não temos problemas para atingir o conteúdo local exigidos. Podemos observar isso nos navios petroleiros que já construímos com 70% de conteúdo local, mais de 60% nos barcos de apoio e 64% em plataformas. Nosso foco é atingir o conteúdo local com competitividade. O momento agora é de empreender", indica o presidente da Abenav.

Marcelo Mafra, coordenador de conteúdo local da ANP, disse que depois de consolidado a aplicação do conteúdo local, o próximo passo é de investir em sustentabilidade e competitividade. Segundo ele, a busca pela implantação de um conceito de cluster indutrial envolvendo o segmento é o caminho ideal para que as empresas vivenciem um ambiente de previsibilidade de demanda, já que planejamento não tem sido o forte da cadeia nacional e óleo e gás.

Mafra afirmou ainda que a certificação é uma estratégia de apuração de conteúdo local de longo prazo, sendo uma vantagem competitiva para o mercado. "Neste segundo trimestre batemos o recorde de 34.000 certificações. Os dados da certificação são elementos indutores de políticas de desenvolvimento", informou.

De acordo com o representante da ANP, ainda é necessário a redução do Custo Brasil, a integração da cadeia de suprimentos, investimento em infra-estrutura e pesquisa e desenvolvimento (P&D), modernização das relações entre universidades e cadeia supridora e alavancagem da inovação em áreas foco do setor.

Na ocasião, participaram também das discussões, Cesar Prata, presidente da Abimaq e Antonio Gil Padilha, superintendente executivo da Secretaria de Petróleo, Gás e Indústria Naval da Caixa.

Padilha considerou ainda como gargalos da cadeia de fornecedores do setor: a capacidade de produção, mão de obra qualificada, carga tributária e preços competitivos. Quatro anos após entrar oficialmente na indústria naval, a Caixa já liberou R$ 5 bilhões em créditos para empresas do setor. Além desses recursos, a Caixa ainda tem R$ 1 bilhão em fase de aprovação.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
Leilão
Terminal RDJ11 no Porto do Rio de Janeiro será arrendado...
22/04/25
Logística
Log-In anuncia ampliação da rota de Manaus e reforça est...
15/04/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba recebe licença ambiental para obras de...
15/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22