Produtos e Serviços

Inovadora tecnologia HLIF para apoio a Petrobras no monitoramento e caracterização de óleo

Redação TN Petróleo/Assessoria
17/12/2021 06:27
Inovadora tecnologia HLIF para apoio a Petrobras no monitoramento e caracterização de óleo Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2700

A Belga Marine tem o prazer de anunciar que assinou um contrato de prestação de serviços locais com a Petrobras, via CENPES - Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Melloem - em parceria com a Ocean Visuals.

O contrato visa apoiar a avaliação da utilização da tecnologia de Fluorescência Induzida por Laser Hiperespectral (HLIF) para a caracterização e quantificação de óleos, efluentes e qualidade da água. Neste projeto de pesquisa, Belga Marine e Ocean Visuals apoiarão a Petrobras na aquisição de dados para análises qualitativas e quantitativas, que possibilitem o monitoramento sistemático das águas superficiais ou na coluna d'água.

A tecnologia consiste em um sistema integrado de hardware e software para detecção e caracterização em tempo real de óleo e efluentes na superfície da água e na coluna d'água a bordo dos navios.

O uso de sensores remotos em instalações offshore e marítimas revolucionou a forma de aquisição das informações, permitindo a detecção, caracterização e monitoramento de vazamentos de hidrocarbonetos ou disposição de efluentes em diferentes escalas, com alta frequência de observação e rápida disponibilidade de resultados.

“Essa nova tecnologia pode ser uma das etapas mais importantes na detecção de derramamento de óleo. O sistema não apenas detecta o óleo, mas o caracteriza e identifica remotamente, eventualmente levando à sua origem. Com este projeto piloto, a Petrobras será capaz de lidar com casos de derramamento de óleo em potencial de uma forma muito mais célere e eficiente, reduzindo assim o impacto do oil spill no meio ambiente ”, diz Alexandre de Carvalho, Gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Belga Marine.

Sobre a Ocean Visuals: 

A Ocean Visuals é uma empresa norueguesa que fornece sensores para detecção e caracterização precoce de óleo e produtos orgânicos na água. Saiba mais sobre o Ocean Visuals aqui: https://www.oceanvisuals.no/

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.