Empresas

Intel anuncia Centro de Inovação voltado para óleo e gás

Sede ficará localizada no Centro do Rio de Janeiro.

Ascom Intel
30/04/2014 16:04
Visualizações: 1203

A Intel anunciou hoje (30) a instalação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro com foco no desenvolvimento de soluções utilizando tecnologias de computação de alto desempenho (HPC - High Performance Computing, na sigla em inglês), Big Data e Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês). As pesquisas desenvolvidas irão englobar as áreas de petróleo e gás e cidades inteligentes.

A iniciativa é resultado de uma parceria da Intel com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Governo do Estado - consequência do acordo de cooperação com o Governo Federal anunciado em 2013. No acordo, alinhado ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), a empresa oficializou o investimento de R$ 300 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento, e Inovação (PD&I) no período de cinco anos.

“A ideia é democratizar o acesso de empresas brasileiras a computação de alto desempenho. Acreditamos que isso pode ser um fator fundamental para o desenvolvimento da economia do país”, destaca o diretor executivo de Estratégia e Inovação da Intel Brasil, Fernando Martins.

O Centro também promoverá qualificação em HPC, fundamental para a exploração do pré-sal, e soluções que agregam inteligência na nuvem a serviços públicos e privados. As atividades englobam ainda o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas e universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento.

Inicialmente, a hospedagem do empreendimento ficará a cargo da empresa brasileira de infraestrutura de TI, AMT, que abriga um Data Center. A Intel acredita que a aliança com uma empresa nacional permitirá a transferência de tecnologia no estabelecimento de um centro de conhecimento e treinamento dos serviçosem HPC& Big Data.

A escolha do Rio de Janeiro como sede do Centro de Inovação foi influenciada pela forte presença de empresas do segmento de óleo e gás, que fazem uso constante das tecnologias abordadas. “O Rio de Janeiro é uma aposta natural para as tecnologias alvo de HPC, Big Data e Internet das Coisas, já que conta com uma das maiores infraestruturas de computação e comunicação do país, e com um ecossistema local de desenvolvedores”, afirma o diretor de Inovação da Intel no Brasil, Max Leite. “Além disso, desafios como sediar as Olimpíadas de 2016 demandam soluções novas para apresentar uma cidade inteligente”, concluiu.

O espaço do Centro de Inovação oferecerá sistemas de hardware e software de última geração, com os processadores e softwares considerados o estado-da-arte e desenvolvidos pelo Intel Labs. O espaço contará com três áreas: uma dedicada aos sistemas para uso das empresas em Provas de Conceito (PoCs) e Projetos-Piloto; outra para o desenvolvimento de projetos de universidades e centros de pesquisa apoiados pela Intel no país; e uma terceira para incubar startups e fomentar o surgimento de novos produtos ou serviços para o mercado brasileiro via o empreendedorismo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23