IBP

Jovens profissionais reunidos no IBP para debater o setor de gás no Brasil

Redação/Assessoria
18/05/2018 17:27
Visualizações: 1504

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (IBP), por meio do Comitê Jovem e em parceria com a KPMG, realizou na última terça-feira a primeira edição do ano da Rodada Jovem. O objetivo do evento era debater o programa Gás para Crescer, o desenvolvimento do mercado nacional e os aperfeiçoamentos regulatórios para a expansão do comércio de gás natural. Com a participação de especialistas e representantes dos principais agentes do mercado, o encontro teve ainda a presença de jovens profissionais interessados no setor.

Nos últimos anos, a importância do gás natural no consumo de energia global aumentou de forma significativa. No Brasil, a produção vem se expandindo graças a mudanças estratégicas capazes de gerar novas e importantes oportunidades de negócios para o setor. Durante o painel de abertura da Rodada Jovem, Jorge Delmonte, gerente de Regulação de Mid e Downstream de Gás Natural do IBP, destacou os dois movimentos que impactaram o mercado de gás: a venda de ativos da Petrobras, especialmente na área de transporte; e o lançamento do programa Gás para Crescer, motivado, principalmente, pela venda de ativos da Petrobras.

"O Gás para Crescer surgiu visando à abertura do mercado, a atração de investimentos e a transparência do setor. Nesse sentido, estamos trilhando um caminho que não tem mais volta, o mercado seguirá abrindo e atraindo novos investimentos. O que vai variar é a velocidade com que essas mudanças vão ocorrer", afirmou Delmonte.

Segundo Lívia Amorim, sócia da Souto Correa Advogados, o pontapé inicial dado pela Petrobras foi a principal sinalização das mudanças à frente. "É importante ressaltar que o movimento foi iniciado pelo mercado. Ou seja, há uma indicação clara do caminho que a indústria deseja seguir, e o Projeto de Lei do Gás Natural [em tramitação no governo] pode ajudar a acelerar as transformações que acontecerão de qualquer maneira", sentenciou.

No entanto, o movimento de reforma do setor traz alguns desafios. Para Ricardo Pinto, diretor comercial da NTS, o segmento de transporte, por exemplo, está inserido em um ambiente de monopólio natural, além de ser altamente regulado. "Não é fácil construir esse avião em pleno voo, especialmente quando o debate gira em torno de mudanças nas regras e na forma de atuação dessa indústria. A área de transportes precisa estar de acordo com as regras do órgão regulador, que também estão passando por uma fase de transição", disse Pinto.

De acordo com o executivo, o transportador terá um grande protagonismo e um papel ainda mais complexo nesse novo ambiente que se propõe a partir das discussões em torno do Gás para Crescer e do Projeto de Lei do Gás Natural. Pinto defende que, a partir da entrada de novos agentes para acessar ao sistema, especialmente no que se refere ao Mid e Downstream, é preciso que haja uma coordenação, um controle, um código de conduta e acordos de interconexão para proporcionar um ambiente de maior flexibilidade e liquidez, com mais de um carregador.

"Para isso, porém, é fundamental que se desenvolva a demanda. Ou seja, não adianta discutirmos somente o acesso, as facilities de escoamento e processamento e o acesso à malha de transporte, sem discutirmos também a abertura do mercado e o desenvolvimento que esse mercado precisa ter para que possamos experimentar uma onda de crescimento que o Brasil tem condição de enfrentar nos próximos anos. Trata-se de uma indústria de rede, de infraestrutura e, portanto, as mudanças não são rápidas, é preciso focar no longo prazo", explicou Pinto.

Os pilares da transformação

Durante a palestra de abertura do evento, Anderson Dutra, sócio-líder de Óleo e Gás da KPMG, listou os quatro elos fundamentais para o desenvolvimento setor de gás no Brasil.

- Matriz energética: o gás passa a ser um grande elo no processo de transformação da matriz energética do fóssil para o renovável.

- Competitividade: o investidor olha para um determinado negócio em uma conjuntura global, investindo não apenas no ativo, mas também no país. Nesse sentido, os investidores passam a comparar o Brasil com outros países.

- Transformação digital: a disrupção e a Indústria 4.0 já são uma realidade e o setor precisa estar atento a esse processo. Quem não surfar essa onda, perderá, automaticamente, a competitividade, levando a redução dos investimentos.

- Entrada de novas pessoas no mercado: há, cada vez mais, a inclusão de jovens profissionais assumindo novas responsabilidades e desafios. Essa geração tem alto poder de absorção, conhecimento e síntese, além de compartilhar conhecimento como poucas gerações fizeram.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.