E&P

Licenciamento ambiental limita exploração petrolífera

Tribuna do Norte
25/10/2005 00:00
Visualizações: 1343

O licenciamento ambiental já é o principal entrave para o desenvolvimento da atividade petrolífera no Brasil, segundo informou Otacílio dos Santos Silveira Neto, pesquisador visitante do programa de Recursos Humanos em Direito do Petróleo e Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo e professor do Departamento de Direito UFRN. A tendência, ainda de acordo com ele, é que o investimento na exploração de petróleo e gás natural seja estrangulado, justamente, pela questão do licenciamento ambiental.

“Já está sendo prejudicado e o negócio ficará mais sério ainda se ninguém tomar uma providência e rápido. O setor petrolífero está crescendo e se desenvolvendo muito rápido e a questão do licenciamento ambiental tem que acompanhar no mesmo ritmo”, completou Otacílio. O desenvolvimento de setores como o Petróleo é fundamental para o crescimento da economia de um país.

Estima-se que apenas 5% da bacia sedimentar do território nacional foi mapeada, o que comprova o potencial a ser explorado nos próximos anos. Fazendo uma rápida comparação com o setor do Petróleo nos Estados Unidos, Otacílio revelou que enquanto o Brasil perfurou 21 mil poços em 130 anos de história (o primeiro poço foi perfurado em 1870, em Lobato, interior da Bahia), os EUA conseguiram perfurar em seu território, só no ano passado, 19 mil. No Rio Grande do Norte, além da atividade petrolífera, outros setores da economia também sofrem com a questão do licenciamento ambiental, entre os principais: fruticultura, construção civil, tilapicultura, turismo e carcinicultura. A burocracia, a falta de recurso humano nos órgãos responsáveis e competentes pelos processos de licenciamentos ambientais, além do alto custo cobrado pelas taxas de licenciamento são pontos que emperram a produtividade e amplamente questionado pelos empresários. 
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.