Política

Liminar do STF suspende lei que proíbe terminal de grãos em Santos

O pedido de liminar será submetido ao pleno do STF. Em seguida, a câmara municipal e a prefeitura apresentam manifestação, e, então, o plenário da Corte julgará o mérito da ação, que foi ajuizada pela AGU na semana passada.

Ascom SEP
29/01/2014 11:35
Visualizações: 395
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, concedeu, na terça-feira (28), liminar favorável ao pedido da Advocacia Geral da União (AGU) para suspender lei municipal de Santos, sancionada em novembro de 2013, que proíbe a movimentação de grãos no bairro Ponta da Praia.

O pedido de liminar será submetido ao pleno do STF. Em seguida, a câmara municipal e a prefeitura apresentam manifestação, e, então, o plenário da Corte julgará o mérito da ação, que foi ajuizada pela AGU na semana passada.

“Achamos que é a decisão mais acertada e esperamos que seja confirmada pelo Pleno, pois converge com a preocupação do governo federal de prover capacidade de movimentação portuária com redução de custos e sustentabilidade ambiental”, comentou o ministro da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira acerca da liminar.

Ele afirmou que o governo continuará conversando com as autoridades municipais até encontrar uma solução favorável para todas as partes. “Vamos continuar mantendo o diálogo com o município sempre buscando reduzir os impactos da atividade portuária até encontrar uma solução de médio prazo que atenda os anseios de todos”.

Conforme os autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 316, a lei municipal interfere na administração de serviços portuários, podendo comprometer, inclusive, o processo licitatório de nove áreas passíveis de arrendamento localizadas em Santos, que teve início em agosto de 2013.

A Secretaria de Portos avalia que a legislação também pode interferir no escoamento da safra de grãos e outros produtos de interesse econômico para a balança comercial. Santos movimenta 35% das exportações de grãos e desse total 43% são escoados pela Ponta da Praia, segundo consta da ação.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23