Logística

Macaé em nova rota do petróleo

O Debate, 26/06/2018
26/06/2018 11:53
Visualizações: 1210

Uma nova rota do petróleo, que acompanha os desdobramentos da evolução do mercado offshore nacional, começa a se consolidar em Macaé, através do amadurecimento de projetos que visam reforçar a importância do município dentro do cenário de atividades de óleo e gás, não apenas no pós-sal, mas também do pré-sal.

Com o sucesso dos leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que abrem perspectivas de investimentos em produção de reservas na Bacia de Campos, Macaé vive hoje a base sólida de edificação de empreendimentos que visam perpetuar as atividades da cadeia offshore por mais 40 anos.

E o que marca essa nova rota é a preparação, em etapa final, dos estudos e relatórios que sustentam a possibilidade de construção de um novo porto na área do São José do Barreto. Apesar do empreendimento ser discutido há quase uma década, agora o Tepor possui condições técnicas e seguras de se tornar o berço de um novo capítulo de prosperidade para o município, com base em sua vocação natural.

Seguindo recomendação expedida no início do mês pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), órgão regulamentador dos licenciamentos analisados pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a EBTE Engenharia ganhou seis meses de prazo para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) sobre o empreendimento.

O prazo acompanha a manifestação assinada pela EBTE que suspendeu o licenciamento do primeiro projeto do porto, para dar início à elaboração de novos estudos que seguem diretrizes rigorosas para complementar e atender ainda uma outra demanda do mercado: o processamento de gás natural.

Com o início do novo licenciamento do Tepor, a EBTE assegura também a construção da Transportuária, estrada que ligará o trecho do litoral macaense no São José do Barreto, escolhido para instalação do novo porto, ao ponto da Estrada da Serra (RJ 162) que será conectado a Estrada de Santa Tereza.

Com 18 quilômetros de extensão, a Transportuária vai assegurar as operações de cargas necessárias, tanto para a instalação do empreendimento, quanto para a operação do novo porto. A construção da estrada faz parte das condicionantes listadas no processo de licenciamento do Tepor.

A expectativa é que os documentos para o licenciamento do Tepor sejam entregues dentro de um mês, processo que vai gerar a contagem regressiva para o início das obras da estrada e do porto.

Rota do município

O licenciamento do Tepor, associado a construção da Transportuária, faz pressão sobre o governo em garantir o início da construção do Arco Viário de Santa Tereza, estrada que terá pouco mais de nove quilômetros, interligando a Estrada da Serra ao trecho inicial da MC 88, rota de um quilômetro que interliga a Estrada Norte/Sul ao Parque dos Tubos.

Já com o licenciamento liberado pelo INEA, a construção de Santa Tereza depende agora de ordem de serviço da prefeitura, o que deve ocorrer dentro de 30 dias.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.