Carro Elétrico

Mais caro, veículo elétrico desafia lucro de montadoras

Reuters, 02/10/2018
02/10/2018 13:40
Visualizações: 473 (0) (0) (0) (0)

Carros elétricos estão prontos para chegar em massa aos salões do automóvel europeus após anos de lançamentos conceituais e bilhões investidos por parte das montadoras e dos fornecedores.

Agora vem a parte difícil: vendê-los com lucro.

Os modelos movidos a bateria lançados no salão do automóvel de Paris, como o DS3 (PSA Group) e o Crossback (Mercedes), vão corroer a lucratividade, reconhecem os executivos do setor.

Há ainda a preocupações de que o impacto seja pior, já que os consumidores resistem a pagar mais por veículos elétricos, forçando as montadoras a vender esses modelos com margens de lucro menores para atingir as metas de emissões de poluentes.

"O que todo mundo precisa perceber é que a mobilidade limpa é como comida orgânica —é mais cara", disse Carlos Tavares, presidente-executivo da Peugeot, Citroen e da Opel, fabricante da PSA.

No final de setembro, a BMW divulgou redução no lucro, responsabilizado em parte o custo com modelos elétricos, além do aperto nas regras de emissão de poluentes com o novo padrão mundial Harmonized Light Vehicle Test; e o aumento das tarifas com as novas taxas de importação impostas pelo governo de Donald Trump. Esse foi "um primeiro sinal de alerta", disse Tavares.

A introdução do WLTP forçou algumas montadoras a reterem a venda de modelos que não estão em conformidade, levando-as a dar descontos em outros modelos para manter sua participação de mercado.

"Ou aceitamos pagar mais por uma mobilidade limpa, ou colocamos em risco a indústria automobilística europeia".

Durante a feira que acontece essa semana em Paris, a Renault apresentou o modelo K-ZE, que começará a ser vendido na China em 2019.

Além do novo modelo, o brasileiro e presidente-executivo do Groupe Renault, Carlos Ghosn, anunciou a criação de opções híbridas de veículos populares até 2020. Nos próximos anos, o grupo francês deve lançar versões elétricas e híbridas (eletricidade e combustível) dos modelos mais vendidos da marca, como Clio, Megane e Captur.

Nos últimos meses uma série de veículos elétricos foram lançados por marcas como Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW, Volvo Cars e Jaguar Land Rover.

O lançamento mais recente da Mercedes, anunciado em Estocolmo, foi o EQC, seu primeiro carro totalmente elétrico. O utilitário esportivo (SUV) possui com 450 quilômetros de autonomia.

A Daimler, fabricante da Mercedez, pretende ter dez modelos elétricos até 2022, segundo afirmou o presidente-executivo da montadora, Dieter Zetsche. A expectativa da montadora é que os elétricos respondam por até 25% de suas vendas até 2025.

No final de setembro, a Audi também anunciou o lançamento do utilitário esportivo elétrico UV Audi e-tron. A montadora destacou o um acordo com a Amazon para instalação de sistemas domésticos para recarga dos veículos. A Amazon entregará o hardware e contratará eletricistas para instalar os sistemas por meio da operação Amazon Home Services.

"Eu quero que a Audi seja a vendedora número um de carros elétricos na América no longo prazo", afirmou o presidente da Audi na América, Scott Keogh.

As marcas disputam o mercado atualmente, atualmente dominado pela Tesla, fundada pelo polêmico executivo Elon Musk.

Nesta segunda-feira (1º), após ser repreendido por autoridades regulatórias dos EUA, Musk deixou a presidência do conselho da montadora. A advertência foi dada por causa das mensagens postadas pelo executivo no Twitter, no qual falava sobre fechar o capital da Tesla.

Além das mensagens impulsivas de seu presidente-executivo, a Tesla continua enfrentando dificuldades para produzir e entregar os carros Model 3, que são a chave de seu futuro financeiro. Suas reservas de caixa estão baixas, e ela tem dívidas a pagar em breve.

Especuladores ainda apostam contra a companhia nos mercados futuros, prevendo uma queda no valor de suas ações.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio para co...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe reforça protagonismo nacional no setor energétic...
24/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas tem participação no Sergipe Oil & Gas 2025 com fo...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Quarta edição do Sergipe Oil & Gas destaca Sergipe no me...
23/07/25
PD&I
ANP realiza workshop sobre Fundo de Investimento em Part...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22