PD&I

Manter recursos do FNDCT é vitória da pesquisa e inovação, avalia CNI

Em sessão mista realizada nesta terça (12/07), plenário do Congresso rejeitou proposta do governo que buscava garantir a possibilidade de bloqueio dos recursos do principal fundo de financiamento à pesquisa do país

Redação TN Petróleo, Agência CNI de Notícias
13/07/2022 13:34
Manter recursos do FNDCT é vitória da pesquisa e inovação, avalia CNI Imagem: Divulgação CNI Visualizações: 1961

Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera uma vitória da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) a decisão do Congresso Nacional de preservar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento à inovação do país. Em sessão conjunta realizada na tarde desta terça-feira (12), o plenário do Congresso aprovou o PLN 17/2022, que trata do orçamento federal, mas retirou o trecho do projeto que altera procedimentos sobre verbas do FNDCT.

Depois de forte mobilização do segmento industrial e do meio acadêmico, os parlamentares rejeitaram a proposta do governo federal que desobrigava o poder público de repassar os recursos reembolsáveis e não reembolsáveis do fundo para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Na prática, a decisão mantém a validade da Lei Complementar 177/2021, que proíbe o contingenciamento de valores do FNDCT.

“Esta decisão mostra que o Congresso Nacional está sensível à importância dos investimentos em projetos de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento tecnológico e o crescimento econômico e social do país”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

“O projeto colocava em risco a destinação de recursos para a ciência não só em 2022, como para os próximos anos. Investir em inovação não é uma opção, é obrigação para os países desenvolverem suas economias e serem competitivos”, acrescenta o presidente da CNI.

O texto original do PLN 17/2022, que havia sido aprovado pela Comissão de Orçamento do Congresso na semana passada, possibilitava que o governo bloqueasse os recursos sem limitação. A CNI alertou, na ocasião, para os danos que o projeto, se aprovado pelo plenário, causaria para os projetos de pesquisa e inovação.

Apesar de a LC 177/2021 proibir o contingenciamento de valores do fundo, os recursos do FNDCT vêm sendo constantemente bloqueados pelo poder público. Para o orçamento de 2022, o governo já havia travado R$ 2,5 bilhões dos R$ 4,5 bilhões de recursos não reembolsáveis do fundo.

Projetos que dependem de recursos do FNDCT

Entre os projetos que seriam diretamente atingidos caso o PLN 17/2022 fosse aprovado sem alterações em seu texto original estão: o apoio ao desenvolvimento de  defensivos agrícolas sustentáveis e fertilizantes inovadores, o que se comprovou estratégico diante das restrições decorrentes dos conflitos internacionais; a realização dos ensaios clínicos de fase III de vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas no Brasil; ampliação da oferta de água com qualidade para os habitantes do semiárido brasileiro, que ainda hoje são abastecidos, em sua maioria, por carros-pipa, uma operação onerosa e de difícil alcance para toda a população.

Nessa lista também está o desenvolvimento de tecnologias para produção de combustíveis sustentáveis, algo também crítico para o comércio exterior brasileiro diante das barreiras que vão se impor aos países que não cumprirem as metas de redução da emissão de carbono. Os recursos do FNDCT também são imprescindíveis para centenas de outros projetos nas áreas de saúde, agropecuária, mineração, cidades inteligentes e centros de inovação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.