Posse

Marcelo Barbosa de Castro Zenkner é o novo diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras

Redação/Agência Petrobras
29/08/2019 11:35
Marcelo Barbosa de Castro Zenkner é o novo diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras Imagem: Marcelo Zenkner, diretor da Petrobras Visualizações: 818

O Conselho de Administração da Petrobras, em reunião realizada ontem (28/8), elegeu Marcelo Barbosa de Castro Zenkner (foto) para o cargo de Diretor Executivo de Governança e Conformidade.

Marcelo Zenkner é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Doutor em Direito Público, pela Universidade Nova de Lisboa (FDUNL).

Atuou como Promotor de Justiça membro do Ministério Público do Estado do Espirito Santo no período de 1997 a janeiro de 2019, onde ocupou várias funções no combate à corrupção e ao crime organizado. Até abril de 2016, ocupou o cargo de Secretário de Estado de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo, o primeiro estado do Brasil a criar uma estrutura administrativa e a aplicar sanções administrativas com base na Lei Anticorrupção Empresarial e premiado pela Controladoria-Geral da União com o primeiro lugar no cumprimento das regras da Lei de Acesso à Informação (2015) e pelo Ministério Público Federal com o primeiro lugar no ranking dos melhores portais de transparência no Brasil (2015).

Desde fevereiro de 2019, ocupa o cargo de Consultor da Presidência e membro do Comitê de Medidas Disciplinares da Petrobras, órgão integrante do Sistema de Integridade da companhia e ligado diretamente ao Conselho de Administração.

Marcelo Zenkner é professor associado da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), além de executar atividades acadêmicas em outras instituições estrangeiras e locais, incluindo a Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dentre outras. Possui diversos livros publicados e recebeu premiações como “Top of Mind 2016” – Public Authority pela LEC – Legal, Ethics and Compliance.

A indicação do Diretor foi objeto de prévia análise pelo Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13