Pessoas

Márcia Cristina Andrade é a nova gerente geral da Refinaria de Capuava, Recap

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
26/07/2023 15:10
Márcia Cristina Andrade é a nova gerente geral da Refinaria de Capuava, Recap Imagem: Ehder de Souza/Agência Petrobras Visualizações: 4761

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participou nesta quarta-feira (26), em Mauá (SP), da cerimônia de posse da nova gerente geral da Refinaria de Capuava (Recap), Márcia Cristina Andrade, primeira mulher a ocupar a função desde a inauguração da unidade industrial, em 1954. O evento contou também com a presença de William França, diretor de Processos Industriais e Produtos, Clarice Coppetti, diretora de Assuntos Corporativos, Rosangela Buzanelli, integrante do Conselho de Administração da companhia eleita pelos empregados, Deyvid Bacelar, coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), além de representantes do poder público dos municípios próximos à refinaria.

Em seu discurso, o presidente da Petrobras salientou a importância e o simbolismo da posse de uma mulher negra para a gerência geral de uma unidade do refino: “A desigualdade em nosso país é muito grande. E grande também é a responsabilidade da Márcia ao assumir como gerente geral da Recap. Mas, sobretudo, é uma conquista: primeiro, da própria Márcia, mas também das mulheres, e das mulheres pretas”, afirmou Prates.

Márcia Cristina ingressou na Petrobras em 2006. Engenheira de Processamento de formação, a nova gerente geral começou a carreira na empresa na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), onde passou pelas áreas de Otimização e Empreendimentos. Foi coordenadora da área de Projetos de Pequeno Porte e posteriormente gerente de Projetos da refinaria.

A gerente geral afirmou estar consciente da responsabilidade da sua função.  “Sei da imensa representatividade que trago comigo. Estou representando cada mulher que em sua profissão ainda encontra um ambiente de trabalho com oportunidades desiguais. Mas há outra característica em mim que me assemelha à maioria da população brasileira: eu sou negra, e estar aqui, tomando posse desta importante função, é um marco”, ressaltou Márcia Cristina.

As conquistas e os desafios no segmento de refino foram destacados pelo diretor de Processos Industriais e Produtos, Wiliam França. “A Recap está preparada para receber 100% de óleos do pré-sal e, assim como nas demais refinarias, teremos que investir em projetos voltados para o aumento da eficiência energética e para produzir uma nova geração de combustíveis com conteúdo renovável”, disse o diretor. Já a diretora Clarice Coppetti ressaltou o apoio da diretoria ao trabalho da nova gerente geral. “A tua posse é muito importante para a companhia e para toda a sociedade brasileira. Conte conosco para ter muito mais sucesso do que já teve, porque sabemos que conhecimento, segurança e respeito você tem”, garantiu.

A Recap iniciou as operações em 18 de dezembro de 1954. Atualmente, é responsável pela comercialização de cerca de 30% do volume de combustíveis consumido na região da Grande São Paulo. Em sua carteira de produção, destacam-se gasolina e diesel de baixo teor de enxofre (S-10), aguarrás, propeno, gás liquefeito de petróleo (GLP) e solventes especiais.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.