Porto de Santos

Marinha pretende investir em programa de ensino marítimo

A Marinha do Brasil pretende oferecer, em cerca de dois anos, mais oportunidades de qualificação profissional aos trabalhadores portuários e marítimos que atuam em Santos. De acordo com o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Guilherme Sá d

A Tribuna
16/12/2011 11:09
Visualizações: 524 (0) (0) (0) (0)
A Marinha do Brasil pretende oferecer, em cerca de dois anos, mais oportunidades de qualificação profissional aos trabalhadores portuários e marítimos que atuam em Santos. A afirmação foi feita pelo comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, durante as comemorações da Semana da Marinha.

Segundo o comandante, será construído um prédio anexo à atual sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), entre os armazéns 27 e 29 do complexo santista. No local, serão oferecidos cursos visando preparar os trabalhadores para atender a demanda do porto. “A Marinha instalou uma nova capitania (sede), que ainda será complementada por outras obras, de modo a melhorar a parte do ensino profissional marítimo. Haverá salas de aula, auditório. Já está nos nossos planos e vamos, sim, perseguir essa meta”, afirmou.

A nova sede da CPSP foi inaugurada em março do ano passado. No entanto, as aulas para os portuários avulsos (atividade que integra o Programa do Ensino Profissional Marítimo) continuam sendo ministradas no Núcleo de Apoio às Atividades da Capitania, na Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. Outros cursos acontecem na Instalação de Apoio à Capitania, na Avenida Afonso Pena.

“Os locais atuais são adequados, mas queremos concentrar tudo em um prédio novo e moderno, com todas as facilidades de ensino e conforto que os trabalhadores merecem”, disse o comandante, que vê a mudança como um dos principais objetivos da Marinha para os próximos anos quando o assunto é o Porto de Santos. “Vamos dar um incremento tendo em vista o aumento da atividade marítima do porto”, destacou.

A transferência dos cursos para a sede da Capitania já havia sido ressaltada pelo comandante da Marinha, o almirante de esquadra Júlio Soares Neto, durante visita a Santos em julho último. Na ocasião, ele também mencionou a mudança do departamento de saúde para o prédio da Marinha no porto. Para o almirante, “a Capitania tem que crescer, já que Santos está crescendo com a vinda da Petrobras, como pré-sal”.

Além das novidades sobre o ensino profissional, o vice-almirante garantiu que o cais santista cada vez mais será cenário para as embarcações da Marinha. Nesse sentido, ele ressaltou a passagem do porta aviões São Paulo pela cidade no mês passado. “Tivemos uma boa recepção. O porto nos saudou com fogos, cumprimentou o navio em sua primeira viagem, após um longo período de reparos. E sua estreia em Santos foi importante para um navio com o nome de São Paulo”, observou.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 5 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.