Segurança

Marinha vai intensificar fiscalização de navios e patrulhamento na costa

Para intensificar a fiscalização nas embarcações, nos próximos meses a Marinha contratará cerca de 30 inspetores navais e pretende ampliar sua frota de patrulha oceânica. Atualmente, há 113 peritos em inspeção e vistoria de navios

A Tribuna
27/01/2012 11:51
Marinha vai intensificar fiscalização de navios e patrulhamento na costa Visualizações: 709 (0) (0) (0) (0)
A Marinha do Brasil irá reforçar o patrulhamento da costa, especialmente no litoral de São Paulo, e a fiscalização dos navios que escalam nos portos nacionais, revelou o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, em entrevista exclusiva ao jornal  "A Tribuna". Essas medidas devem ser implantadas já nos próximos meses. 

De acordo com o comandante, que esteve em Santos para participar das solenidades dos 466 anos da Cidade, “o aumento da presença da Marinha nos mares brasileiros” é uma necessidade diante do crescimento do tráfego marítimo (devido à ampliação do comércio exterior do país), em especial na costa paulista, onde está o Porto de Santos, o principal da nação. Outro fator levado em conta é o incremento nas atividades do pré-sal na Bacia de Santos, no litoral da Região Sudeste.

“O movimento marítimo de Santos vai aumentar e a Marinha está atenta para se fazer presente em nossos mares”, declarou o comandante.

Para intensificar a fiscalização nas embarcações, nos próximos meses, a Marinha contratará cerca de 30 inspetores navais. Atualmente, há 113 peritos em inspeção e vistoria de navios trabalhando nas unidades da Armada. Haverá reforço na equipe que atua no cais santista. “Eu não sei o número exato de quantos (inspetores) Santos vai receber, mas vai receber, pela sua própria importância”.

Para reforçar a segurança na costa, a Marinha planeja ampliar sua frota de navios de patrulha oceânica, explicou o almirante-de-esquadra. Recentemente, duas embarcações desse tipo, construídas em estaleiros brasileiros, ficaram prontas e outras cinco estão sendo fabricadas, também por empresas nacionais. E a Armada já estuda a encomenda de mais 20 unidades. Todas essas, com capacidade para deslocar 500 toneladas (peso total da embarcação, incluindo sua carga).

O comandante também citou a compra de três navios de patrulha oceânica em estaleiros ingleses, cada um com capacidade para 1.800 toneladas, mais de três vezes a do modelo nacional. O primeiro deles será entregue até junho. O segundo ficará pronto no final do ano e o terceiro, entre abril e maio de 2013.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Consórcio de Libra anuncia primeiro óleo do FPSO Mero-4 ...
26/05/25
Rio de Janeiro
PortosRio participa do IV Fórum de Soluções do Porto Mar...
23/05/25
Pré-Sal
ANP autoriza entrada em operação de plataforma no campo ...
22/05/25
Resultado
Produção de petróleo em regime de partilha ultrapassa pe...
20/05/25
Margem Equatorial
Petrobras consegue do Ibama autorização de simulado em á...
20/05/25
Logística
Sul de Santa Catarina desponta como nova fronteira logís...
19/05/25
Itaguaí
Inovação: programa de capacitação tecnológica para traba...
16/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22